App de táxi 99 lança serviço parecido com o Uber em São Paulo

Por Redação | em 01.08.2016 às 13h53

99Taxis

O Uber ganhará um novo e forte concorrente em breve na cidade de São Paulo. A partir desta segunda-feira (1º), a 99 – antiga 99Taxis – começará a selecionar motoristas para o 99Pop, um novo serviço de corridas particulares que irá operar na chamada "chapa cinza", termo que se refere à cor das placas cinzas de veículos que farão parte da nova modalidade.

Em um evento realizado na capital paulista hoje, a 99 revelou que, inicialmente, serão contratados mil condutores interessados em trabalhar com a nova modalidade. Para ser selecionado, o motorista terá que passar por entrevistas presenciais e ser submetido a checagem de antecedentes criminais, além de teste de direção. O carro tem de ter até cinco anos de uso, seguro de acidentes para passageiros e passar por uma vistoria. No processo seletivo, motoristas que possuem licença para dirigir táxi (condutax) serão priorizados como critério de desempate. O lançamento do serviço está previsto para o dia 31 de agosto.

Enquanto isso, o passageiro irá pagar por uma tarifa mais em conta, mas agora dentro de um táxi, que está liberado pela prefeitura para circular por corredores e faixas exclusivas de ônibus da cidade. Já o pagamento poderá ser feito via dinheiro ou cartão de crédito/débito. Além da chapa cinza, o usuário ainda poderá escolher entre as outras duas modalidades já existentes no aplicativo: táxi branco, mais simples, ou táxi preto, mais caros e com automóveis mais luxuosos.

De acordo com Pedro Somma, diretor de relações institucionais da 99, o lucro do taxista será menor por viagem, mas a vantagem será a possibilidade de ampliar o número de viagens graças ao seu custo, permitindo que mais pessoas utilizem a ferramenta agora que ela está mais barata. A 99 cobra R$ 2 por viagem de cada motorista, mas ainda não se sabe qual será o desconto na modalidade particular.

"Somos uma empresa de tecnologia. Seria ruim da nossa parte ignorar que houve uma mudança e que o mercado é outro. Precisamos atender essas novas demandas", explicou Somma. Atualmente, a 99 tem cerca de 30 mil taxistas cadastrados em seu aplicativo na cidade de São Paulo. No futuro, a empresa espera ampliar a cobertura do serviço para outras cidades do país, como o Rio de Janeiro.

"Desde janeiro até hoje, as corridas de táxi caíram cerca de 40% por causa do preço. Se a gente continuar só trabalhando com táxi vamos ter muito menos capacidade de competir e fortalecer o sistema táxi", disse o gerente de relações públicas da 99, Ricardo Kauffman.

O anúncio ocorre em um momento de intensa competição por passageiros na cidade de São Paulo e em outras cidades do país. O Uber afirmou em fevereiro que tinha meta de adicionar 50 mil novos motoristas no Brasil, ante cerca de 10 mil, e a Cabify lançou serviços na cidade no final de maio, atraindo mais de 7 mil candidatos para dirigir pelo aplicativo da entidade. São Paulo ainda teve neste ano a chegada da indiana WillGo.

Fontes: Reuters, Folha de São Paulo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome