App antiterrorismo levou 3 horas para avisar sobre ataque na França

Por Redação | em 15.07.2016 às 12h40

Terror em Nice

Um aplicativo lançado recentemente pelo governo francês para alertar incidentes de terror está sendo duramente criticado nas redes sociais depois que ele demorou quase três horas para confirmar o ataque terrorista em Nice, no qual o um homem jogou seu caminhão em uma multidão que comemorava o feriado do Dia da Bastilha, deixando ao menos 84 mortos.

O chamado SAIP (Sistema de Alerta e de Informação para a População) havia sido lançado em junho, pouco antes de começar a Euro 2016, o torneio continental de futebol entre seleções, no qual Portugal saiu vencedor. A promessa do governo francês era de que avisos de terrorismo seriam dados 15 minutos depois de acontecido.

Usuários que baixaram o aplicativo, que tem versões de para iOS e Android, publicaram imagens do alerta sendo dado depois da 1h30 desta madrugada no horário local. David Perrotin, jornalista do BuzzFeed francês, colocou no Twitter uma foto do aplicativo com o aviso sendo dado a 1h34. Por outro lado, o Safety Check do Facebook, que é ativado em casos de tragédias para que as pessoas indiquem que estão salvas, foi ativado por tempo depois do incidente.

De acordo com especialistas ouvidos pelo jornal Libération, o atraso pode ter sido causado pelo congestionamento da rede de celular depois do ataque. O aplicativo usa esses meios para transmitir o alerta. Outra fonte cita que o SAIP teve um problema técnico na noite do trágico acontecimento. Por enquanto, o Ministério do Interior da França, responsável pelo app, não se manifestou sobre o mal funcionamento do aplicativo.

Com informações do The Verge.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome