Novos chips do iPhone terão tamanhos e fabricantes diferentes

Por Redação | em 30.09.2015 às 10h26

Procesador A9

Agora que os iPhones 6s e 6s Plus já chegaram às lojas, é hora de começar a especular sobre a próxima geração de smartphones, que deve dar as caras apenas no final do ano que vem. E a primeira informação não-confirmada sobre esse assunto fala sobre os chips dos novos modelos, que devem ser fabricados por duas empresas diferentes.

De acordo com os rumores publicados nesta terça-feira (29), a Apple teria, mais uma vez, contratado Samsung e TMSC para esse trabalho, assim como aconteceu no iPhone 6s. A diferença, agora, é que os processadores também virão com tamanhos diferentes, uma diferença de milímetros, mas que pode indicar uma diferenciação de hardware e, quem sabe, poder de processamento entre as versões tradicionais e Plus do iPhone.

Apple A9

Enquanto o produto criado pela Samsung, o APL0898, tem 96 mm², o da TSMC, chamado de APL1022, tem 104,5 mm². Pode parecer pouco, mas quando se fala em produtos mobile é uma variação que faz toda a diferença e, inclusive, pode influenciar em diversos fatores como performance, dissipação de calor e disposição interna dos elementos.

A Apple nunca fala sobre as minúcias internas de seus produtos, com as informações sobre isso aparecendo por meio de desmontagens feitas por sites especializados. A descoberta de chips diferentes, inclusive, foi feita na última semana, quando o renomado site iFixIt descobriu que o iPhone 6 e 6s Plus possuíam processadores diferentes, que, assim como no rumor atual, foram produzidos respectivamente pela Samsung e pela TSMC. No caso da geração mais recente, porém, não existem diferenças de tamanho ou performance.

Por enquanto, não dá para saber se a diferença física trará alguma diferença de desempenho, ou se é apenas uma variação visual oriunda de processos diferentes de fabricação. A Apple, logicamente, não falou sobre o assunto, assim como as companhias supostamente envolvidas na produção dos novos processadores para os dispositivos da Maçã.

E, em tempo, caso você esteja estranhando, a parceria entre Apple e Samsung na fabricação de chips para o iPhone é antiga. Por mais que sejam rivais no mundo mobile, as companhias têm uma parceria de anos por trás dos panos no que toca a criação de hardware, e até o A7, o processador que está dentro do iPhone 5s e as primeiras gerações do iPad Air e Mini, a fabricante sul-coreana tinha exclusividade nesse quesito. Com o A8 e a alta demanda pelos produtos, porém, a companhia de Cupertino passou a dividir essa responsabilidade com a TSMC.

Fontes: Chipworks, Ars Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome