Jogos da Apple TV são obrigados a funcionar com controle remoto

Por Redação | em 18.09.2015 às 13h25

Apple TV Siri Remote

A chegada de aplicativos e games à Apple TV é a maior novidade da plataforma de TV anunciada pela Maçã no início deste mês. Conforme apresentado em sua conferência, os usuários terão uma série de jogos à disposição, incluindo alguns sucessos do consoles, como Guitar Hero e Disney Infinity 3.0. No entanto, apesar dos avanços, a novidade tem também as suas limitações.

As regras estabelecidas pela companhia em seu Guia de Programação de Apps para o tvOS trazem algumas exigências para os desenvolvedores e uma delas diz especificamente que todos os títulos precisam ter suporte ao Siri Remote, o controle da Apple TV. Segundo consta nos termos de uso para que o app seja aprovado, um jogo não pode obrigar o usuário a usar um controle específico para games.

E é aí que as opiniões se dividem. Por um lado, a política da Maçã de Cupertino é mais do que compreensível. Afinal, os joysticks semelhantes aos de video games são acessórios vendidos à parte e nem todo mundo vai tê-los em casa. Assim, a ideia é exatamente impedir que estúdios tragam jogos que exijam esses periféricos e, por conta disso, segregue uma parte dos usuários. Não há nada mais frustrante do que baixar algo que você não pode utilizar, principalmente quando essa restrição significa que você precisa gastar com outro produto.

Apple TV Siri Remote

Por outro lado, isso acaba tornando a plataforma bastante limitada. Ao exigir que todos os títulos funcionem com aquele controle super simples e baseado apenas no touchpad, a Apple afasta criadores de conteúdo com propostas mais ousadas e próximas da experiência hardcore que os consoles oferecem.

Isso faz com que, no fim das contas, a Apple TV seja quase como uma extensão daquilo que já temos no iOS, principalmente porque o modo de jogar é bem parecido. A maior diferença mesmo fica por conta das possibilidades que o próprio Siri Remote oferece, como seu sensor de movimentos.

E, ao mesmo tempo, a revelação dessa política faz surgir outras dúvidas. Se a imposição da Apple é exatamente para fazer com que os usuários da Apple TV não sejam obrigados a ter um controle específico para aproveitar um game, como ficam alguns dos títulos que ela apresentou em sua conferência? Tanto Disney Infinity quanto Guitar Hero possuem acessórios específicos que, em teoria, são essenciais para jogabilidade e isso deveria ir de encontro às restrições que o termo de uso impõe.

Será que se trata de uma concessão feita em prol de uma parceria mais vantajosa à fabricante ou esses games, de alguma forma, conseguem driblar essa questão? A resposta a gente vai descobrir só mais para o final do ano, quando a Apple TV chegar às lojas.

Via: Gizmodo

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome