Clipe do U2 é primeiro passo da Apple no mundo da realidade virtual

Por Redação | em 29.10.2015 às 13h05

u2

Enquanto a Samsung já anda a largos passos no mundo da realidade virtual e os fãs de games citam a ideia como o grande futuro da indústria, a Apple, que antes já foi a grande vanguardista da tecnologia, permanece calada. Ou nem tanto assim, já que a empresa lançou nesta semana o U2: The Experience Bus, sua primeira experiência com a novidade, colocada à disposição dos fãs ao longo da turnê dos irlandeses pelos Estados Unidos.

Criado como uma parceria entre o conjunto e o serviço Apple Music, o Experience Bus é um espaço fechado no qual, usando um Oculus Rift e fones da Beats, os aficionados podem assistir uma versão em 360 graus do clipe Song for Someone, gravada especialmente para a atração. Em vez da “meditação visual” do vídeo original, temos aqui imagens de Bono e sua turma em cenários virtuais que podem ser observados em detalhes pelos participantes.

U2 The Experience Bus

Quem não está acompanhando a turnê do U2 também pode ter a experiência por meio do aplicativo Vrse. O software, disponível não apenas na Apple App Store, mas também na Google Play e lojas proprietárias de fabricantes de tecnologias de realidade virtual, permite aos donos de um Samsung Gear, um Cardboard, um Rift ou qualquer outro tipo de dispositivo compatível assista ao clipe do conforto de sua casa, bem como conteúdo de outros parceiros como The New York Times, NBC e Vice.

O Vrse é uma iniciativa que já tem alguns meses, mas pouco se fala dela, principalmente em relação à participação da Apple em toda a questão. Além disso, trata-se de uma das poucas iniciativas da empresa fora de seu próprio ecossistema, que até agora carece de dispositivos e aplicativos que permitam uma experiência de realidade virtual.

Como toda a experiência carrega fortemente a marca do Apple Music, é fácil pensar que a realidade virtual pode estar sendo altamente visada como uma nova característica do serviço. Por enquanto, nada é certo e tudo parece ainda estar em caráter de teste. Patentes de tecnologias de VR já deram as caras na imprensa, enquanto desenvolvedores já afirmaram estarem pensando em alternativas para o iOS, mas tudo não passa de uma mera possibilidade.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome