Bancos da Austrália estariam tentando barrar o Apple Pay

Por Redação | em 27.11.2015 às 14h00

Apple Pay

A chegada do Apple Pay ao Brasil ainda não tem data para acontecer, mas na Austrália, estamos vendo uma situação que pode muito bem rolar por aqui também. Alguns dos principais bancos do país estão sendo acusados de impedir a adesão de clientes ao serviço de pagamentos pelo iPhone, em uma prática que pode acabar gerando até mesmo uma investigação do governo por práticas contra a concorrência livre.

Por lá, o serviço chegou no dia 18 de novembro apenas de forma limitada, somente para clientes de cartões da American Express. E, mesmo assim, algumas das instituições bancárias do país estariam alegando que as taxas cobradas pela Apple para fornecer o serviço seriam altas demais. Na Austrália, funciona o mesmo sistema aplicado nos EUA – 15 centavos a cada 100 dólares australianos. O problema é que, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos, os bancos cobram apenas 50 centavos a cada 100, e não um dólar.

A popularização do Apple Pay, então, geraria uma queda considerável nos lucros dos bancos, algo que, claro, eles não estão dispostos a ver acontecendo. E é justamente isso que estaria impedindo não apenas a utilização da plataforma por clientes da American Express, mas também a expansão para outras bandeiras. A Mastercard, por exemplo, estaria encontrando dificuldades para entrar no mercado, enquanto a Visa estaria ao lado das instituições financeiras.

E agora, o porta-voz do partido dos trabalhadores da Austrália para assuntos tecnológicos pede que a RBA – instituição equivalente ao Banco Central, no Brasil – abra uma investigação sobre a prática. Segundo Ed Husic, as instituições estariam boicotando o Apple Pay e negando aos consumidores o direito de escolha, principalmente quando se trata de soluções disponíveis globalmente.

Apesar disso, ele também não é favorável aos preços que a Maçã está cobrando, mas argumenta que o direito individual está acima de tudo. Ele pede que a RBA acabe com o monopólio dos bancos sobre meios de pagamento e busque uma maior neutralidade nesse sentido, de forma a ampliar o rol de opções disponíveis para os clientes.

Fonte: Cult of Mac

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome