Apple registra patente que impede filmagens não autorizadas de espetáculos

Por Redação | em 05.07.2016 às 11h58

Câmera iPhone 6

A Apple registrou uma patente que promete impedir que filmagens não autorizadas sejam realizadas durante um espetáculo. O método utiliza raios infravermelhos, invisíveis ao olho humano, mas interpretados pela câmera de um gadget portátil, e poderia ser usado especialmente para bloquear filmagens não autorizadas durante um show, uma exibição cinematográfica ou uma peça de teatro, por exemplo.

Se implementada, sempre que alguém tentasse filmar o espetáculo receberia na tela a informação de “gravação desabilitada”. Além disso, o mesmo recurso pode oferecer outro viés interessante: prestar mais informações ao espectador enquanto ele utiliza a câmera do seu dispositivo. Assim, você poderia, por exemplo, acessar o programa de uma peça teatral ou ver a setlist do artista que se apresenta diante de seus olhos usando a câmera do smartphone. De fato, o sinal infravermelho pode carregar diversos metadados, imagens e objetos distintos.

Obviamente, a tecnologia ainda está em fase de planejamento e nada garante que ela sairá do papel em breve. Como é comum no mundo da tecnologia, as empresas têm ideias e as esboçam em documentos para proteger a sua propriedade intelectual, sem o compromisso de que aquilo vire realidade de fato.

Patente da Apple que bloqueia câmeraPatente da Apple bloqueia filmagens não autorizadas. (Foto: Reprodução/USPTO)

Controvérsia

Apesar de deixar claro a sua utilização durante espetáculos, nada impediria que uma tecnologia como esta fosse utilizada pelas autoridades durante uma manifestação, por exemplo. Assim, os dispositivos móveis, normalmente utilizados para registrar vídeos de abusos da polícia, tornariam-se inúteis neste sentido.

Fonte: USPTO

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome