Apple registra patente de botão rotatório para iPhones e iPads

Por Redação | em 29.07.2016 às 12h06

iPhone

Enquanto a maioria dos rumores nos leva na direção de uma simplificação do iPhone, com a extinção do conector P2 e até mesmo um vindouro fim do botão Home, uma patente registrada pela Apple pode estar indo no sentido contrário. A empresa registrou, nos Estados Unidos, um sistema de coroa semelhante ao que está disponível no Watch, mas que seria aplicado a iPhones e iPads.

O componente não serviria nem mesmo como um substituto aos atuais, mas apareceria como um atributo extra no corpo dos dispositivos. É uma hipótese que chama a atenção, principalmente devido ao formato protuberante, que não apenas vai contra os rumores, mas também de encontro às noções de design da Apple, que sempre busca elementos mais simples e minimalistas.

Coroa iPad

A patente não entra em detalhes sobre a funcionalidade em si, registrando apenas sua posição no dispositivo e instalação. Entretanto, a ideia seria de que ele teria a mesma utilidade daquele encontrado no Apple Watch, servindo para selecionar aplicativos, aumentar e abaixar o volume de áudio ou controlar o bloqueio de tela. Mais uma vez, entretanto, fica a estranheza, já que o iPhone e o iPad já possuem botões dedicados a tais funções.

A coroa foi a alternativa encontrada pela Apple para permitir a interação física com o Watch, um dispositivo de tela extremamente pequena e que, sendo assim, não permitiria a mesma usabilidade de um iPhone, por exemplo. Ainda assim, o aparelho confia na touchscreen para muito de sua utilização, tornando o componente, assim como os botões dos outros dispositivos, auxiliares ao uso principal.

É sempre importante lembrar que o registro de patentes não necessariamente significa estarmos diante de tecnologias vindouras. Muitas vezes, documentos desse tipo são obtidos de forma a proteger invenções ou tecnologias ou vendê-las para partes interessadas para obtenção de lucro, e nem sempre refletem situações reais. A bizarrice de uma coroa para iPhone, então, poderia se encaixar nesse sentido.

Fonte: Patently Apple

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome