Apple registra patente de anel com tela touch

Por Redação | em 02.10.2015 às 15h33

iRing

A Apple demorou um bocado para entrar no mundo dos dispositivos vestíveis, lançando o Watch, seu primeiro relógio inteligente, apenas no último mês de abril. Agora, parece que ela não está mais tão disposta assim a ficar para trás e registrou uma patente de um smart ring, um anel com tela touchscreen e conexão com o telefone celular.

O produto tem uma pequena tela touch, sensores para detecção de movimento ou sinais vitais e um microfone, que poderia ser utilizado para comando de voz. Além disso, o iRing, como já vem sendo chamado pela imprensa, traz também dispositivos para reconhecimento de escrita e caracteres impressos, uma característica que poderia facilitar a realização de traduções, por exemplo.

O controle de aparelhos remotamente também parece ser um dos focos aqui. A patente descreve, por exemplo, um usuário ativando um sistema de iluminação ou aquecimento com a voz. Além disso, a Apple imagina utilizações como mouse e interfaces touchscreen, dando mais liberdade e conforto para quem usa, já que ele permitiria que o braço ficasse em qualquer posição desejada.

iRing

Transações financeiras também poderiam acontecer por meio dos sensores do iRing, com um simbólico aperto de mão servindo para fechar um negócio ou pagar uma conta. Todas as tarefas realizadas seriam enviadas como notificações para o smartphone, de forma que o usuário possa ter controle do que foi capturado, armazenado e alterado pelos sensores. 

Claro, tudo não passa de suposição. A patente da Apple foi submetida no ano passado, antes mesmo do lançamento do Watch, e só agora foi aprovada pelo órgão competente nos Estados Unidos. A empresa não se pronunciou sobre o assunto e nem mesmo existem rumores sobre o desenvolvimento de um produto desse tipo dentro dos corredores da companhia.

Mais do que isso, o registro de patentes nem sempre significa que estamos diante de uma tecnologia que realmente vai existir. Esses documentos servem, muitas vezes, para proteger inovações e invenções, além de acumular royalties caso terceiros decidam utilizar a ideia em seus próprios dispositivos. Por enquanto, é melhor ter paciência, caso o iRing tenha agradado você.

MOTA Smartring

Em tempo: apesar desta tecnologia parecer saída diretamente de um filme de ficção científica, já existem anéis inteligentes disponíveis no mercado. A MOTA, por exemplo, é a fabricante de um dos principais produtos do tipo, o SmartRing, que exibe notificações, vibra ao recebimento de uma mensagem ou chamada e pode ser usado para verificar rapidamente as redes sociais.

Fonte: The Telegraph

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome