Apple quer ajudar usuários a doar órgãos

Por Redação | em 05.07.2016 às 20h19

Tim Cook

Há alguns anos a Apple vem dando bastante atenção à saúde dos seus usuários, mais especificamente, desde meados de 2014, quando lançou o aplicativo Saúde nativo no iOS 8. Desde então, o app vem ganhando diversas atualizações e funções para monitoramento da saúde do usuário.

Mantendo esse ritmo, o CEO da empresa, Tim Cook, anunciou que no novo iOS 10 o aplicativo Saúde ganhará uma opção que permitirá aos usuários se inscreverem no registro norte-americano de doadores de órgãos. Segundo ele, a ideia surgiu quando o co-fundador da companhia, Steve Jobs, passou por momentos terríveis de angústia esperando por um transplante de fígado em 2009. A atualização está prevista para chegar em setembro, quando a Apple normalmente anuncia seus novos aparelhos e sistemas operacionais.

A empresa de Cupertino não é a primeira a oferecer essa opção. Desde 2012 o Facebook já oferece ao usuário a possibilidade de compartilhar seu status de doador de órgãos, inclusive aqui no Brasil. Na página de ajuda da rede social as explicações são claras e de fácil entendimento sobre os procedimentos a serem adotados. Na época que foi lançada a novidade, Mark Zuckerberg também afirmou que se inspirou em Steve Jobs para adicionar essa função. Inclusive o próprio Jobs, em 2010, um ano antes de falecer, iniciou um projeto de lei na Califórnia tornando mais fácil os procedimentos para encontrar doadores compatíveis.

O Brasil é destaque no contexto mundial de doação de órgãos, tendo 95% dos seus precedimentos realizados pelo SUS – Sistema Único de Saúde. Mesmo assim, a falta de autorização das famíliaa para as cirurgias ainda atrapalha quem está precisando, Iniciativas como essas da Apple e Facebook são muito bem vindas e com certeza facilitam todo o processo de doação.

Por ora, a iniciativa deve começar nos Estados Unidos. Quem sabe, se for sucesso por lá, ela não chega também no Brasil?

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome