Acionistas da Apple estão exigindo mais diversidade na empresa

Por Redação | em 15.02.2017 às 15h54

Tim Cook

Um pequeno grupo de investidores está pressionando a Apple para aumentar a diversidade do seu Conselho de Administração e em cargos mais altos dentro da companhia. Este é o segundo ano consecutivo em que a proposta é apresentada.

Caso o projeto em questão seja aprovado, a Apple terá que priorizar a diversidade nos níveis mais altos da organização. A forma como isso aconteceria, bem como o cronograma de implementação, seria de total responsabilidade da própria empresa da Maçã.

Tony Maldonado, o investidor que encabeça a iniciativa, diz que as medidas podem incluir a vinculação do pagamento dos executivos aos objetivos de diversidade, como a Intel e a Microsoft fazem, ou então adotar uma política de renovação do conselho, exigindo que a empresa explore regularmente potenciais novos membros do conselho.

Em resposta à proposta, a Apple diz que já possui esforços "muito mais amplos" para alcançar melhorias relacionadas à diversidade. A empresa afirma ainda que a política proposta por Maldonado "não é necessária ou apropriada", porque ela já demonstrou seu "compromisso com uma visão holística da inclusão e diversidade".

Em resposta, o investidor disse que a companhia está usando os números de diversidade de suas operações de varejo para mascarar o fato de que está fazendo pouco para promover mulheres e minorias aos cargos mais elevados. Atualmente, mais de 80% da liderança da Apple é branca, contra apenas 56% de seus funcionários.

De acordo com dados recentes, atualmente, apenas 20 dos 107 executivos de alto escalão da fabricante de iPhones são mulheres, enquanto apenas cinco delas são oriundas de grupos minoritários (definidos como negros, hispânicos e latinos, indígenas ou havaianos). Outros 14 executivos são asiáticos, enquanto os 88 restantes são brancos.

Maldonado não espera convencer a Apple este ano, mas espera obter apoio suficiente para manter a proposta em andamento. Desta vez, ele precisa alcançar aprovação de 6% dos acionistas da empresa para reenviá-la.

Fonte: The Verge

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome