A Apple está testando carros autônomos nas ruas da Califórnia?

Por Redação | em 28.06.2016 às 10h22

Van Apple

Em uma era de Google Maps e dezenas de startups do Vale do Silício, um veículo adornado com câmeras e sensores nem sempre é algo que chama atenção em particular nas ruas. Entretanto, a van da imagem abaixo tem dado o que pensar. Avistado rodando pelas ruas de San Francisco, EUA, o veículo high tech sem identificação de companhia (ou mesmo uma placa) certamente tem dado o que pensar.

O carro foi avistado pelo pessoal do site Business Insider, que também foi o primeiro a levantar a seguinte possibilidade: será a Apple atrás do volante? Conforme lembra o próprio site, a van bem se parece com outras avistadas há algum tempo, também supostamente pertencentes à Maçã. Além disso, a tecnologia ostentada sobre a carroceria lembra bastante os protótipos de carros autônomos desfilados pelo Google há algum tempo. Desta maneira, é só somar os fatores.

Ao cruzar com a van misteriosa ao longo da ponte Golden Gate, o editor do referido site se fez as perguntas mais razoáveis: “Isso é algum tipo de protótipo, ou é um veículo com algum propósito, tal como o de criar mapas de alta definição?” e “A qual companhia esse carro pertence?”.

Van Apple

Veículo de mapeamento da Apple?

Além das semelhanças com outras vans supostamente pertencentes à Apple, uma fonte dentro da indústria de carros autônomos garantiu ao Business Insider que se trata de um veículo de mapeamento da companhia — incluindo semelhanças físicas da Ford Transit vista nas fotos e outros carros avistados em um passado próximo, também apontados como de propriedade da Maçã.

Não obstante, as vans de mapeamento da empresa normalmente são devidamente identificadas como “Apple Maps”, sendo tipicamente modelos da Chrysler. Ademais, embora o site dedicado a dar a localidade desses carros aponte San Francisco como uma das localidades, o endereço não é atualizado há um bom tempo, novamente levantando dúvidas.

Van Apple

Autômatos extraoficiais

A origem incerta da van certamente faz lembrar um dos rumores mais mal guardados da Apple durante os últimos meses. Como você já pode ter lido aqui mesmo no Canaltech, o pessoal de Cupertino pode trabalhar atualmente em seu primeiro carro autômato — algo que, entretanto, jamais foi admitido em caráter oficial.

Dessa forma, a estrutura multicâmera e os sensores e antenas posicionados por toda a van bem poderiam representar os primeiros testes com o veículo robótico. Segundo a fonte do Business Insider, a complexidade vista ali poderia ter essa finalidade, embora não necessariamente.

Já o especialista em carros autômatos e autor do RoboCarblog, Brad Templeton, confirmou ao Cult of Mac que se trata mesmo de um veículo dedicado ao mapeamento. “Um mesmo carro poderia ser utilizado para a condução de mapeamento visando um carro autônomo — e não é impossível que os dados desse carro sejam posteriormente utilizados pelo próprio modelo autômato”, disse Templeton.

Van Apple

Naturalmente, a Apple se recusa a comentar qualquer coisa sobre a misteriosa Ford Transit, de maneira que agora é esperar por mais indícios. Afinal, se a geringonça móvel estiver mesmo ligada à empreitada dos veículos autômatos, há uma chance grande de que a companhia continue escondendo mal seus projetos secretos.

Fontes: Business Insider, Cult of Mac.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome