10 momentos marcantes da Apple em 2015

Por Joyce Macedo RSS | em 23.12.2015 às 10h15

apple

A maior empresa de tecnologia do mundo teve um ano movimentado, com direito a grandes vitórias, como o iPhone 6s e a nova Apple TV. Mas também presenciamos alguns momentos que deixaram um grande ponto de interrogação, como o iPad Pro e o projeto secreto do carro da Maçã.

Fato é que 2015 foi um dos maiores anos para a gigante de Cupertino no quesito inovação, com produtos que deram novos ares à quase todas as linhas de gadgets, uma nova categoria de dispositivo e um serviço de streaming de música. Aproveitando este clima de final de ano, vamos recapitular os grandes momentos da Apple em 2015 – mesmo aqueles que foram considerados grandes por motivos negativos.

1. Recorde de venda de iPhones

Funcionário AppleFuncionários da Apple animados durante lançamento. (Foto: Reprodução)

No último trimestre de 2015, a Apple lucrou US$ 32,2 bilhões com a venda de 48 milhões de unidades de iPhones durante o período. Apenas durante o fim de semana de lançamento da linha de iPhones 6s, a empresa vendeu 13 milhões de unidades de smartphones.

“O ano fiscal de 2015 foi o de maior sucesso para a Apple, com a receita crescendo 28% para cerca de US$ 234 bilhões. Este contínuo sucesso é resultado do nosso compromisso de fazer os melhores e mais inovadores produtos da Terra", comemorou o CEO Tim Cook.

O iPhone já está no mercado há oito anos, mas ainda assim a Apple consegue manter um sucesso constante nas vendas do gadget. Um dos segredos para esse constante crescimento é o fato da China continuar comprando iPhones em massa.

2. (Quase) Tudo novo 

iPad ProNovo iPad Pro (Foto: Reprodução / iMore)

Este foi um ano muito importante para a Apple no que diz respeito a hardware. Praticamente todas as linhas de produtos da Apple foram atualizadas em 2015. Vimos novos MacBooks, incluindo um modelo dourado de 12 polegadas, iMacs, o novo iPad Pro de 12,9 polegadas, um iPad mini poderoso, uma quarta geração remodelada da Apple TV e uma categoria de produto completamente nova de produto com o Apple Watch. 

Essas atualizações de hardware não foram pequenas, como aconteceu com o iPad mini 3. Características emblemáticas do novo iPhone incluem o 3D Touch e uma câmera renovada; o iPad mini 4 agora é tão poderoso quanto o iPad Air 2; o novo MacBook é um dos computadores portáteis mais finos do mundo; e a nova Apple TV trouxe uma integração plena com a App Store e a Siri.

3. Uma Apple TV renovada

APPLE TV 2 Nova Apple TV atendeu às expectativas. (Foto: Bruno Hypolito / Canaltech)

A Apple TV merece destaque em relação aos demais novos hardwares apresentados este ano pela Maçã. A empresa esperou três anos para reformar seu set-top-box, e durante este tempo foi deixada para trás por concorrentes como Amazon Fire TV, Roku e até mesmo o Chromecast, do Google. 

A nova geração da plataforma de TV da Maçã foi revelada durante o evento realizado pela companhia em setembro e trouxe todas as novidades que os rumores já indicavam há algum tempo. A maior delas é, sem sombra de dúvidas, o fato de que a Apple TV finalmente vai ganhar sua própria loja de aplicativos e suporte à Siri, o que vai facilitar as buscas a partir de comandos de voz

Também é possível utilizar o aparelho para reproduzir serviços como Netflix, Hulu, HBO Now, Amazon e muitos outros. Além disso, o controle remoto também foi remodelado para permitir que os usuários o utilizem como uma espécie de controle de games parecido com o do Nintendo Wii.

4. Apple ganha Taylor Swift

Taylor SwiftTaylor Swift criticou Apple Music, mas depois decidiu unir-se à Maçã. (Foto: Divulgação)

O Apple Music teve problemas antes mesmo do seu lançamento (e depois dele também), mas no final das contas a empresa conseguiu uma aliada de peso: a maior estrela atual da música pop, Taylor Swift. 

Há alguns meses, a cantora escreveu uma carta pública questionando a decisão da Apple de não pagar os compositores e artistas pela execução de suas músicas no Apple Music durante o período de uso gratuito oferecido pela companhia aos seus usuários. Após alguns debates acerca do assunto e concessões por realizadas por ambas as partes, Taylor Swift assinou um contrato de exclusividade com a Apple para que os shows de sua mais recente turnê sejam transmitidos apenas no Apple Music.

5. Apple Music e sua biblioteca bagunçada

Apple MusicApple Music para desktops apresentou algumas falhas. (Foto: Divulgação)

A Apple lançou o Apple Music para desktops juntamente com a versão 12.2 do iTunes, oferecendo assim uma integração com a biblioteca de músicas nos dispositivos. No entanto, muitos usuários reclamaram que a novidade torna tudo uma grande bagunça, misturando músicas compradas pela iTunes Store, ripadas de CDs físicos e baixadas pelo serviço da Maçã.

Em alguns casos, houve problemas menores, como capas de álbuns erradas. Em outras circunstâncias, o iTunes corrompeu milhares de faixas de algumas bibliotecas, resultando em centenas de queixas de usuários no fórum da Maçã. Apesar dos problemas, o Apple Music conseguiu acumular 15 milhões de ouvintes.

6. Apple Pencil em falta

Apple PencilApple Pencil gerou interesse, mas ficou em falta no mercado pouco depois de seu lançamento. (Foto: Divulgação)

O iPad Pro de 12.9 polegadas foi lançado em novembro com dois acessórios complementares, o Smart Keyboard e a Apple Pencil, o lápis que prometeu dar um novo sentido à velha canetinha digital. Com a Apple Pencil, os criativos têm uma ferramenta interessante para realizar atividades que exigem algo mais cuidadoso e preciso.

No entanto, pouco depois dos novos produtos serem colocados à venda, os acessórios se esgotaram. Em relação ao Smart Keyboard, os usuários possuem uma alternativa à opção original oferecida pela Apple: um teclado específico para o iPad Pro chamado "CREATE", desenvolvido pela Logitech. Já a Apple Pencil não possui nenhum produto equivalente, o que deixou muitos consumidores frustrados, uma vez que precisarão esperar semanas até colocar as mãos no lápis digital da Maçã.

7. O estranho lançamento do Apple Watch

Apple WatchLançamento do relógio inteligente não teve a famosa fila na porta da Apple Store. (Foto: Divulgação)

A Apple restringiu a vendas onlines a comercialização do seu "dispositivo mais pessoal de todos". Os compradores não podiam simplesmente ir até as lojas físicas da Maçã e sair de lá com um Apple Watch no pulso, eles precisavam esperar semanas até que o gadget fosse entregue após realizar o pedido na loja o.line. Além disso, o estoque do relógio inteligente zerou poucas semanas após seu lançamento, deixando ainda mais consumidores frustrados.

Acostumados a grandes filas e a rezar para chegarem a tempo de comprar uma unidade dos novos gadgets da empresa, os clientes não teriam entendido que, no caso do Apple Watch, toda a venda acontece online. Na verdade, como bem disse um colunista do Macworld, a festa do Apple Watch começou apenas seis meses após seu lançamento, quando a Apple finalmente conseguiu atender a demanda pelo produto e ampliou sua disponibilidade para varejistas.

8. Malwares chegam à App Store

Vírus AppleMalwares atingiram aplicativos na loja oficial da Apple em 2015. (Foto: Reprodução)

Como não poderia deixar de ser, a Apple também enfrentou grandes problemas ao longo do ano. 2015 foi marcado pelo ano em que um malware para iOS finalmente penetrou o sistema de segurança da App Store. Antes disso, apenas usuários que realizavam jailbreak em seu aparelho precisavam se preocupar com este tipo de problema, uma vez que o processo de aprovação de aplicativos da App Store é notoriamente difícil. No entanto, este ano a loja oficial de apps da Maçã foi atingida duas vezes.

No primeiro caso, os hackers usavam uma versão alterada do Xcode da Apple — a ferramenta de desenvolvimento de aplicativos — para "converter" apps bons em malware. Batizada de XcodeGhost, a ferramenta alterada serviu principalmente para atingir os usuários chineses. Tanto que um dos apps que foi vítima desses ataques foi exatamente o WeChat, uma versão chinesa do WhatsApp e que é bastante popular no país.

No segundo caso, os usuários foram atingidos pelo chamado YiSpecter, um malware que utilizava APIs privadas e certificados digitais das empresas desenvolvedoras para invadir o sistema do usuário. Uma das formas do YiSpecter conseguir acesso ao iOS era por meio de um aplicativo malicioso que permitia visualizar conteúdo pornográfico gratuitamente. 

9. O novo MacBook

Novo MacBookNovo MacBook de 12 polegadas com controverso USB-C. (Foto: Divulgação)

O MacBook de 12 polegadas da Apple combina tecnologias que ainda não são padrão, mas poderiam se tornar um dia. A tecnologia Force Touch, teclado super fino e o conector USB-C tornam o novo MacBook um dispositivo da próxima geração, o que é impressionante na teoria. Na realidade, o teclado não é o mais fácil para se digitar e o conector USB-C torna o notebook incompatível com basicamente todos os outros dispositivos que você possui.

O preço do dispositivo também está bem salgado. Seu valor por aqui é de R$ 8,5 mil. A versão mais avançada do gadget, vendida a R$ 10,5 mil, traz configurações semelhantes, sendo as únicas diferenças o clock do processador, 1,2 GHz com pico de 2,6 GHz com o Turbo Boost, e um SSD de 512 GB para armazenamento.

10. Carro da Apple?

Carro elétrico ApplePossível carro da Apple ainda é um mistério. (Foto: Reprodução)

No início deste ano, rumores de que a Apple estaria recrutando uma grande quantidade de peritos em carros bombaram na web. Ao mesmo tempo, o CEO da empresa, Tim Cook, e o chefe de design, Jony Ivy, começaram a insinuar durante as entrevistas que o mercado de automóveis era interessante. É claro que a Apple não chegou e disse: "Olá, mundo, estamos construindo nosso próprio carro altamente tecnológico", mas todos os sinais apontam para um projeto secreto em andamento.

Vamos rever as principais evidências de que a Maçã realmente está preparando algo relacionado ao assunto:

Como pudemos ver ao longo do ano, os rumores acerca do suposto carro da Apple são muito e não nos permitem saber se a empresa pretende lançar um carro elétrico ou um carro autônomo, que dispensa motorista.

Fato é que a Apple tem mostrado seu interesse por carros há algum tempo, e exatamente por isso resolveu desenvolver o CarPlay, um painel inteligente que auxilia o motorista na hora de fazer chamadas, usar mapas, ouvir músicas, acessar mensagens via comandos vocais ou toque, entre outras possibilidades de uso.

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