Vídeo sugere que Google pode remover gaveta de apps na próxima versão do Android

Por Redação | em 29.02.2016 às 13h01 - atualizado em 29.02.2016 às 13h11

Android

O Google divulgou na última semana um vídeo do Google Maps na conta oficial do serviço de mapas no Twitter. Porém, o que seria apenas mais um pequeno comercial para promover a sua ferramenta que ajuda pessoas de todo o mundo a se guiarem por aí pode ter revelado uma novidade bastante drástica da próxima versão do Android: a remoção da gaveta de aplicativos.

Presente no sistema mobile do Google desde a sua gênese, aquela central na qual é possível acessar todos os aplicativos instalados em um tablet ou smartphone pode estar com os dias contados. A informação vem ao encontro de alguns rumores mais recentes, que dão conta exatamente da ausência da gaveta de apps nas versões de testes do novo Android. Em seu lugar, o Google adotaria um modelo estilo iOS, com todos os aplicativos dispostos já na tela inicial do aparelho.

Fim da gaveta?

Apesar de ser uma novidade drástica para o Android puro, a remoção deste recurso não seria algo novo para algumas das principais fabricantes de aparelhos com Android, como Samsung, LG, Meizu e Xiaomi, que já oferece a seus usuários a possibilidade de alternar entre as duas modalidades — apps reunidos na tela inicial ou na gaveta. Pelo que se pode notar no início do vídeo divulgado no Twitter, o Android em questão não traz o botão da gaveta de aplicativos, indicando que o Google está seguindo um caminho semelhante aos da fabricantes neste aspecto. 

Só não fica claro se haverá a possibilidade de alternar entre os dois modos ou se a gaveta de apps será sumariamente aposentada nas próximas atualizações da plataforma, mas é bem provável que, ao menos em um primeiro momento, o Google ofereça a escolha para seus usuários. Isso pode inclusive servir como termômetro para a empresa medir a popularidade da medida e decidir se remove a gaveta de vez ou não.

Os mistérios envolvendo o Android N, a próxima versão da plataforma mobile do Google, vão continuar ao menos até o dia 18 de maio, data na qual espera-se que a companhia de Mountain View revele ao mundo a próxima versão do sistema do robozinho verde. Aguardemos.

Fonte: Google Maps/Twitter

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome