Raspberry Pi 3 ganha suporte oficial do Google para rodar Android

Por Redação | em 25.05.2016 às 21h57

Raspberry Pi

A terceira geração do popular Raspberry Pi está prestes a contar com mais uma nova opção de sistema operacional. O pequeno computador com arquitetura ARM já é suportado atualmente por várias distribuições Linux e conta até com uma versão específica do Windows 10 adaptada para rodar sem grandes problemas.

Agora é a vez do Android, um dos sistema mais populares do mundo, ganhar suporte oficial do Google para rodar na plataforma. A novidade se confirmou quando o nome do Raspberry Pi 3 surgiu no repositório Android Open Source Project (AOSP, ou "Projeto de Código Aberto do Android" em tradução direta) do Google.

Para quem não conhece, os Raspberries Pi são computadores ARM compostos apenas por uma placa lógica, e além de serem baratos, são do tamanho de um cartão de crédito. O foco principal da aplicação desses mini PCs são a educação e o software de código aberto. Devido à sua natureza open source, o tamanho e as possibilidades de expansão, o gadget acabou caindo no gosto dos hackers de hardware.

O Raspberry Pi 3 está a venda no mercado por US $35 (pouco mais de R$ 125, em conversão direta), e por esse preço o usuário leva para casa: CPU Broadcom BCM2837 ARMv8 de 1.2GHz 64-bit, 1 GB de RAM, GPU VideoCore IV, Wi-Fi 802.11n e Bluetooth 4.1. Se não for o bastante, o produto permite instalar outros componentes externos a placa. O armazenameto é via cartão microSD, sendo que o vídeo fica por conta de uma saída HDMI tradicional e, o áudio, por uma entrada de 3,5mm. Para ligar o restante dos periféricos, temos 4 portas USB e uma saída de rede Ethernet.

O repositório que lista o nome do Raspberry Pi 3 geralmente só mostra o nome de dispositivos da linha Nexus, por isso a surpresa quando o nome do mini PC surgiu por lá. O suporte oficial do Google mostra a admiração e a importância que o dispositivo tem pela empresa. Além da importância do suporte, a medida dará acesso a mais de 1,5 milhão de aplicativos disponíveis para o sistema móvel do Google através da Google Play Store.

As possibilidade são quase infinitas. Logo, será que poderemos ver um Pi 3 modificado para rodar Android TV? Ou quem sabe rodando alguma versão do popular sistema Remix OS? Por enquanto, o repositório oficial ainda está vazio. Mas, em breve, os desenvolvedores começaram a preenchê-lo com códigos.

Via: Ars Technica

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome