Plataforma Android Auto chega aos carros brasileiros em abril

Por Rafael Romer RSS | em 23.03.2016 às 14h54 - atualizado em 23.03.2016 às 22h13

Android Auto

O Google anunciou nesta quarta-feira (23) o lançamento oficial do Android Auto no Brasil, que chega em abril para usuários do sistema operacional móvel da empresa. O Auto é o a mais nova expansão do ecossistema Android, lançado para celulares em 2008 e hoje já presente em versões para smartphones, tablets, televisores e até relógios inteligentes. Globalmente, já são mais de 1,5 bilhão de dispositivos conectados com o Android - só nos ano passado, foram 300 milhões de novos usuários do sistema.

Para o Google, automóveis ainda eram uma das últimas "bolhas" desconectadas para usuários do sistema Android, já que motoristas no volante tecnicamente não podem interagir com nenhum sistema conectado por questões de segurança. 

Além de conectar essa nova fronteira, o Auto deve ajudar a alavancar o ecossistema Android ainda mais, através da criação de novas parcerias com membros da indústria automobilísitica e com desenvolvedores de aplicativos, que já estão adaptando seus serviços para a plataforma.

"A visão do ecossistema Android não é ficar só em smartphones e tablets, muito mais que isso, é suportar o cliente no momento em que ele precisa de informação, conectividade, conteúdo ou de diversão", comentou o diretor do Android para América Latina, Flávio Ferreira. "Então nossa visão é que o ecossistema possa estar presente em diversas tela e adaptado".

Android AutoEnquanto Android Auto estiver conectado ao carro, smartphone fica travado em uma espécie de stand-by (foto: Rafael Romer/Canaltech)

No Brasil, o sistema chegará através do "Projected Mode", que utiliza o aplicativo Android Auto instalado no próprio smartphone do usuário para torná-lo uma espécie de "hub", conectado através de USB e bluetooth ao sistema de bordo do veículo para disponibilizar aplicativos e serviços compatíveis na tela do veículo a partir da rede 3G ou 4G do celular. 

Enquanto o usuário estiver com o Android Auto conectado, o smartphone ficará em uma espécie de "stand by", um bloqueio que impede que o aparelho seja utilizado na forma tradicional. 

O aplicativo estará disponível na Google Play "nas primeiras semanas de abril", para qualquer aparelho Android, carregado com a versão Lollipop (5.0) ou superior.

Entre as funções disponíveis no lançamento estão a "Overview", uma central de notificações de aplicativos instalados no smartphone; a integração do Google Maps, para navegação de trânsito em tempo real;  "Music", que se integrará com aplicativos de reprodução de música como Google Play Music e Spotify; "Comunicação", para fazer e receber chamadas de voz e mensagens instantâneas, através de aplicativos como Telegram e WhatsApp; e "Voice", para realizar buscas através do Google e dar comandos de voz ao aparelho.

Android Auto

Sistema também permite busca por voz de estabelecimento próximos ao motorista (foto: Rafael Romer/Canaltech)

De acordo com o Google, a empresa também está trabalhando com desenvolvedores de aplicativos usados frequentemente por brasileiros para adaptá-los para o Android Auto – é o caso de serviços como Vagalume Radio, Simple Radio e Super Player, que deverão chegar já em abril. Um dos apps de trânsito mais populares entre os brasileiros, principalmente em grandes cidade, o Waze, não deve chegar no lançamento, mas também será suportado pelo serviço no futuro.

A partir de abril, a plataforma estará disponível nos modelos Accord, da Honda, Cobalt, da Chevrolet, e Saveiro, Novo Gol, Golf, Voyage, Jetta, Tiguan, Passat, Cross Fox, Space Fox e Fusca, da Volkswagen. A expectativa é que as montadoras Ford, Suzuki, Hyundai, Fiat e Mitsubishi também lancem modelos compatíveis com o sistema.

Android AutoEntre funções do sistema, está a reprodução de músicas, que podem ser selecionada por comando de voz (foto Rafael Romer/Canaltech)

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar