Netflix bloqueia download do app em Androids desbloqueados

Por Redação | em 15.05.2017 às 10h36

Netflix

Má notícia para os usuários de Android que são adeptos do desbloqueio do sistema operacional: a Netflix está bloqueando o download de seu aplicativo em aparelhos que passaram por esse processo. O problema começou na última sexta-feira (12), com uma atualização do software que afeta apenas novas instalações, sem impedir o funcionamento em dispositivos no qual o serviço já está rodando.

A mudança veio sem alerta ou aviso e começou a ser relatada por usuários na própria sexta. Quando a Play Store é acessada por um aparelho “rooteado”, uma mensagem de que o aplicativo é incompatível com o dispositivo é exibida, impedindo o download. A quem se encaixa nesse perfil, resta apenas a instalação por meio de APK, um processo que não é recomendado pela Google.

A Netflix explica que a mudança se deve a uma alteração em seus mecanismos de proteção de conteúdo. A partir de sua nova versão no Android, o serviço passou a utilizar o sistema DRM Widevine, da própria Google. Como aparelhos rooteados perdem a certificação por parte da empresa, eles não podem utilizar essa tecnologia e, sendo assim, tornam-se incompatíveis com a Netflix.

A ideia também traz consigo a noção de que, em algum momento futuro, mesmo os celulares desbloqueados que já contarem com a Netflix instalada podem ser impedidos de acessarem o serviço. A companhia não comentou sobre essa possibilidade, e, pelo menos por enquanto, tudo permanece como está. Não dá para garantir, entretanto, que mudanças não acontecerão em atualizações vindouras.

O bloqueio tem a ver com uma política bastante restrita da Netflix com relação à proteção de direitos autorais. Foi essa questão que, por exemplo, levou a empresa a demorar para liberar o download de conteúdo para ser visualizado offline, algo que, mesmo hoje, só é possível dentro do próprio ambiente da plataforma.

Fonte: Android Police

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome