Google quer desenvolver seus próprios chips para reduzir fragmentação do Android

Por Redação | em 06.11.2015 às 10h17

android

O Google está interessado em fabricar seus próprios processadores em parceria com fabricantes de microchips em uma tentativa de minimizar a fragmentação do Android. Fontes indicam que a empresa iniciou conversas no mercado para tornar possível um plano em que ela fabricasse os chips utilizados em dispositivos com o seu sistema operacional.

Essa estratégia tornaria o Android mais competitivo com os dispositivos da Apple, em especial entre os aparelhos top de linha, além de resolver alguns outros problemas importantes. A Maçã, por exemplo, controla o design dos chips que capacitam o iPhone e iPad desde o lançamento do A6. Isso permite que a empresa possa fazer com que os dispositivos tenham uma melhor experiência de uso e rodem de maneira mais fluída mesmo quando as especificações aparentemente são mais modestas.

Segundo informações, durante as conversas com fornecedores, representantes do Google apresentaram os modelos de chips que estão interessados em fabricar em uma parceria de desenvolvimento conjunto. Caso siga adiante, a ideia permitirá ao Google não só fabricar os componentes, como também controlar os prazos de atualização do Android.

A fragmentação de hardware em todo o mundo dos dispositivos Android preocupa o Google, que começa a enxergar um futuro perigoso para o seu sistema operacional e negócio mobile. Buscar alternativas, como a fabricação dos seus próprios chips, pode fazer com que a companhia consiga competir melhor com sua principal concorrente, a Apple, além de oferecer uma melhor experiência de uso para os consumidores.

Fonte: The Information

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome