Desenvolvedor consegue instalar Android 6.0 em aparelho lançado em 2011

Por Redação | em 12.11.2015 às 16h00

Google Nexus S

Um desenvolvedor chamado Dmitry Grinberg conseguiu algo que muitos achavam impossível: instalar a versão mais recente do sistema operacional Android, a 6.0 Marshmallow, em um Nexus S, lançado em abril de 2011. A última atualização liberada pelo Google para o aparelho foi a versão Jelly Bean (4.1.2).

O objetivo de Grinberg com a façanha foi mostrar que as fabricantes deixam de fornecer atualização para os aparelhos mais antigos de propósito. Ele argumenta que muitos desses smartphones têm a capacidade de executar versões mais modernas do sistema. O Nexus S conta com uma tela de 4 polegadas AMOLED, processador de apenas um número Qualcomm Hummingbirg de 1 GHz, 512 MB de memória RAM e 16 GB de capacidade interna.

Apesar dos 16 GB serem suficientes para instalar o sistema, o desenvolvedor enfrentou um problema. Assim como diversos smartphones antigos, o Nexus S veio com duas partições de armazenamento. Enquanto os aparelhos mais recentes com Android são lançados com apenas uma partição, o Nexus S possui uma maior para armazenar a mídia e uma menor, de apenas 1 GB, para manter o sistema operacional e os aplicativos. Como você deve ter imaginado, 1 GB não é suficiente para instalar a versão 6.0 do Android. Por isso, Grindberg migrou tudo, incluindo os apps, para a partição de 15 GB.

Segundo Grinberg, recursos como Wi-Fi, Bluetooth, câmera e GPS do Nexus S estão funcionando bem e com o sistema estável, sem bugs ou travamentos. As linhas de código utilizadas para a façanha estão disponíveis no site do desenvolvedor.

Fonte: PhoneArena

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome