Cuidado! Falso Super Mario Run para Android instala malware em seu celular

Por Redação | em 09.01.2017 às 08h00

Super Mario Run

Os usuários do Android têm estado ansiosos para jogar Super Mario Run, desde que o jogo mobile foi lançado pela primeira vez para iOS em 15 de dezembro de 2016. Poucas semanas depois, sua disponibilidade para pré-registro na Play Store aguçou ainda mais esta ansiedade.

Mas, enquanto o game não é lançado para o sistema operacional do Google, hackers estão se aproveitando desta espera com falsas instalações do game para Android. Uma suposta versão de Super Mario Run está circulando pela internet, mas cuidado, pois é um malware.

Depois de instalado, o trojan Marcher - tipo de malware bancário que adquire privilégios administrativos em todos os dispositivos Android que infecta - espera a vítima abrir um aplicativo bancário ou de pagamento. O arquivo mal-intencionado é chamado SuperMarioRun.apk.



Com o aplicativo aberto, o Marcher o sobrepõe com uma página de login falsa projetada para roubar as credenciais do usuário. Ao serem fornecidos esses dados, os mesmos são passados para os invasores, sendo depois usados para fazer pagamentos na internet, sem o consentimento do usuário.

Como se proteger?

Claro que o problema continua na escolha dos usuários em instalarem aplicações fora da Play Store, algo que não deve ser feito, ainda mais em aplicações distribuídas na internet sem qualquer controle. Os usuários do Android também devem estar atentos às páginas de login suspeitas sempre que tentarem acessar o Gmail, Facebook e outros serviços.

Mas, se caso cair no erro de instalar esta aplicação, não forneça seus dados do cartão de crédito nestas situações. Vale lembrar que estas informações não são pedidas pelo Google de forma direta.

Fonte: SecurityWeek

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar