Moto G4 Plus vs Asus Zenfone 3 Max [Comparativo]

Por Adriano Ponte RSS | em 07.02.2017 às 16h49

Custo benefício, baixo custo, preço justo... esses termos rendem um peso imenso na hora de comprarmos um smartphone. Dessa vez dois aparelhos bem equilibrados e com preço mais suave competem entre si. Confira agora o comparativo do Zenfone 3 Max contra o Moto G4 Plus.

CONSTRUÇÃO

De um lado, temos um aparelho que vai de 7,9 mm a 9,8 mm de espessura, e pesa 157g. Este é o Moto G4 Plus, feito em plástico e material com toque emborrachado. Do outro lado, temos um aparelho uniforme de 8.3 mm de espessura, com peso aprox. de 171g. Seu corpo é todo em metal, e mantém sensores nivelados abaixo do chassi para evitar toques contra superfícies.

Ambos contam com leitores de impressão digital, porém o Moto G4 Plus faz uso de um quadrado na sua frente para isso; o Zenfone 3 Max o faz com uma região específica em sua traseira, onde apoia-se o indicador.

USABILIDADE E DESEMPENHO

Movendo o Moto G4 Plus, temos um chipset Snapdragon 617, com CPU Quad-core 1.5 GHz Cortex-A53 & Quad-core 1.2 GHz Cortex-A53, GPU Adreno 405, 2 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, com suporte a microSD. Completando o pacote temos um leitor de impressões digitais e suporte dual SIM.

No Zenfone 3 Max, temos o chipset Snapdragon 430, com CPU Octa-core (1.4 GHz Cortex-A53), GPU Adreno 505, 3 GB RAM e 32 GB de armazenamento interno com suporte a microSD. Ele também vem com leitor de impressões digitais e suporte dual-SIM.

Difícil comparar ambos os modelos. Seus chipsets foram lançados na mesma época, e temos no Snapdragon 430 do 3 Max uma GPU ligeiramente melhor que o Snapdragon 617 do G4 Plus. Só que essa vantagem é descompensada pela GPU, que é melhor no Zenfone.

Dessa forma, teríamos com (muito pouca vantagem) o Moto G4 Plus na frente com seu chipset, porém ele conta com apenas 2GB de RAM, vs. 3GB de RAM do Zenfone 3 Max.

Revisamos nossos testes de performance de ambos, e notamos que a diferença para o usuário final é praticamente imperceptível. APPs e games aleatórios têm desempenho diferente entre os dois, tornando de fato impossível atribuir um padrão, confirmando o que dissemos sobre as CPUs e GPUs deles.

Sendo assim, optamos por empatar ambos modelos nesta seção.

DISPLAY e MULTIMÍDIA

Os dois modelos compartilham dados entre si no quesito "tela". Eles apresentam displays LCD de 5.5", rodando na resolução Full HD (1080 x 1920 pixels), deixando ambos com aprox. ~401 ppi de densidade.

Nos dois casos, temos telas com cores equilibradas e sem problemas de representação, porém com bem menos intensidade e nuances se comparadas com telas AMOLED ou mesmo painéis High-end. Sem rodeios, temos dois aparelhos com displays de boa qualidade, mas sem destaques.

Cenas escuras apresentam claridade de fundo, como esperado de LCDs. Não temos entre os dois uma supressão melhor desse fato, ficando claro um empate.

Vale uma nota: o critério multimídia complementa essa seção, e avaliamos muito bem os dois modelos para confirmar se valeria a pena o desempate com base nesse critério. Mas não.

Ambos aparelhos possuem deficiência na qualidade do som reproduzido, nivelando tudo para o agudo e deixando tudo que sai da caixa com aquele tom de "alto-falante de celular quebra galho". No caso do Moto G4 Plus, esse alto-falante é frontal, porém não é de qualidade maior que o Zenfone 3 Max.

CÂMERAS

Do lado Zenfone 3 Max, temos uma câmera traseira de 16 MP, f/2.0, com detecção de fase e auto-foco laser. As gravações de vídeo são em 1080p a 30fps.

Para o Moto G4 Plus, são 16MP com foco laser e detecção de fase (e abertura da lente de ƒ/2.0). Os vídeos são gravados em Full HD 1080p (30 fps).

Durante nossos testes com o Zenfone 3 Max, notamos que as fotos produzidas são boas, apesar do ruído dentro do aceitável para modelos da categoria nas capturas com menos luz. O ponto mais fraco fica por conta de zonas mistas de sombra e luz (situações onde o HDR é necessário). Numa soma geral, temos um modelo equilibrado e sem destaques específicos.

No Moto G4 Plus, é notável que suas capturas deixam grandes granulações aparentes nas imagens com um pouco menos de luz. Mesmo assim, temos fotos com considerável qualidade em condições mais ideais de luz.

Dessa forma, temos dois aparelhos que não apresentam fortes dotes em fotografia, mostrando que suas unidades são capazes de cobrir boa parte do dia-a-dia de um usuário padrão, mas sem destaques como "cameraphones" ou com resultados agressivamente superiores entre si.

BATERIA E ACESSÓRIOS

Equipando o Zenfone 3 Max, temos uma bateria de 4100 mAh. Movendo o Moto G4 Plus, temos 3000 mAh de bateria. Isso indica de forma direta que o Zenfone 3 Max ganha esta seção do comparativo, afinal apresenta massivos 1100 mAh de superioridade, correto? Não.

Os chipsets e softwares são diferentes, e dessa forma (mesmo com a diferença entre o tamanho dessas baterias), o rendimento de ambos é O MESMO. Os dois aparelhos consomem cerca de 12%/hora do consumo total de sua carga, indicando que o Zenfone 3 Max é mais gastão, porém com tanque generoso, e o Moto G4 Plus é um pouco mais econômico (mas conta com tanque ligeiramente menor).

Dessa forma temos um surpreendente empate entre ambos os modelos, que conseguem ficar com o mesmo tempo de uso ativo em testes idênticos (tal como fizeram aqui na redação).

PREÇO

Até a data de publicação deste vídeo, os preços médios de mercado de ambos os modelos eram de R$ 1200 para o Zenfone 3 Max de 5.5" e R$ 1200 para o Moto G4 Plus.

Nos dois casos, notamos que cada loja oferecia individualmente promoções para ambos os modelos, porém no preço médio ocorre este notável empate. Sugerimos que pesquise muito e pese os métodos de pagamento mais compensadores, independente do aparelho escolhido.

Empate entre ambos.

QUEM GANHA?

Finalizamos então desta forma:

- Asus Zenfone 3 Max com 6 pontos (em CONSTRUÇÃO, USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO);

- Moto G4 Plus com 5 pontos (em USABILIDADE + DESEMPENHO, DISPLAY e MULTIMÍDIA, CÂMERAS, BATERIA e ACESSÓRIOS, PREÇO);

E chegamos ao final do comparativo com o Zenfone 3 Max como vencedor da disputa que resultou num empate. Mesmo com um tempo de lançamento entre os dois modelos relativamente grande, concluímos o comparativo evidenciando inúmeras semelhanças. O Zenfone 3 Max seria nada mais que um aparelho melhor construído, atingindo o mesmo público-alvo do G4 Plus.

E aí? Qual dos dois você escolheria como vencedor? Você tem algum deles? Conta pra gente nos comentários.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome