AMD pode fornecer tecnologia para novos Macs e para o PS4K

Por Redação | em 20.04.2016 às 07h50 - atualizado em 20.04.2016 às 17h26

Radeon Rx 400

A AMD conduziu uma bela e entusiasmada apresentação da sua nova arquitetura Polaris durante a última edição da feira CES (Consumer Electronics Show). Como prova disso, há quem diga que dois players de peso já acertaram para que a fabricante recheie seus novos lançamentos. A julgar por rumores encontrados nos cantos da internet, as novas GPUs devem ser incluídas no PlayStation 4K e também nos novos computadores pessoais da Apple.

Em relação à Maçã, comenta-se que os chips Polaris 10 e Polaris 11 devem ser largamente utilizados em lançamentos de hardware até o final do ano – o que inclui tanto laptops quanto desktops, dizem. Embora não se trate de uma utilização em grande quantidade (relativamente), é certo que a Apple deve ser um belo mostruário. Além do que, cá entre nós, ao preço comumente assumido por MacBooks e afins, é de se acreditar que o cofrinho da AMD possa estufar consideravelmente.

MacBook

A aposta na Apple parece ainda mais segura ao se cruzarem alguns dados. Conforme apontou o site WCCF Tech, por exemplo, o responsável pelo AMD Radeon Technologies Group, Raja Koduri, trabalhou anteriormente no desenvolvimento de tecnologias gráficas dentro da Maçã – o que bem poderia ter facilitado possíveis acordos entre as empresas. Seja como for, seria mais uma etapa da longa despedida da NVIDIA, por anos a escolha padrão para os Macs.

A alavanca do PlayStation 4

Na verdade, um novo PlayStation 4 capaz de rodar gráficos em 4K ainda carece de um anúncio formal – de maneira que, estritamente falando, o que há aqui é um rumor relacionado a outro rumor. Entretanto, o “PS4K” já é considerado como o segredo mais mal guardado da história do entretenimento eletrônico, chegando ao ponto de que apenas resta à Sony subir a um palco gabaritado qualquer (E3?) e soltar o verbo.

Seja como for, há quem garanta que a AMD é uma das principais contribuidoras de partes para a montagem da nova caixa da gigante japonesa – cujo surgimento soa bastante natural, a fim de diminuir a defasagem do sistema em relação à mutação constante dos PCs. Conforme apontou o site Hexus, a GPU que vem sendo relacionada ao PlayStation 4K é incrivelmente semelhante em suas características ao Polaris 10.

PlayStation 4

O novo SoC (system on a chip) manufaturado para o console deve, segundo o referido site, dobrar a capacidade de fluxo padrão do PlayStation 4 convencional – fazendo uso de uma interface de memória GDDR5 de 256-bit com um total de 8 GB de memória. No frigir dos ovos, um upgrade relativamente simples, “compartimentado”, que não afeta dramaticamente a arquitetura do console.

De olho na WWDC 2016 e na E3

Resta agora esperar por confirmações de ambas as fabricantes, o que não deve tardar. Em relação à agenda normalmente pouco surpreendente da Maçã, é de se esperar referências à AMD e sua Polaris durante a edição 2016 da feira WWDC (Apple Worldwide Developers Conference), a ser realizada entre os dias 13 e 17 de junho.

Quanto à Sony e a “returbinada” quarta geração do PlayStation, a aposta mais óbvia não poderia ser outra: a próxima E3 (Electronic Entertainment Expo). Neste caso, cabe ficar de olho entre os dias 14 e 16 de junho. Por fim, para ambos os casos, fique ligado para futuras atualizações aqui no Canaltech.

Fontes: WCCF Tech, Hexus.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome