Amazon confirma que tablet Fire não contará mais com suporte a criptografia

Por Redação | em 04.03.2016 às 09h40

Fire tablet

A Amazon anunciou que o Fire OS 5, sistema operacional utilizado no tablet Fire da marca, não contará com suporte a criptografia. Em comunicado, a empresa justificou que este era um recurso pouco utilizado pelos usuários e que o suporte a criptografia continua ativo apenas no serviço de armazenamento de nuvem da empresa.

Isso significa que somente os dados ligados a servidores externos contarão com a proteção, enquanto que o conteúdo armazenado localmente dentro do Fire não contará com a camada de segurança. Em publicação no Twitter, David Scovetta, membro da Electronic Frontier Foundation, havia antecipado a decisão da varejista e confirmado que o Fire OS 5 não teria o recurso de segurança.

A decisão da Amazon acontece em um momento em que a segurança dos dados e a privacidade dos usuários estão sendo fortemente discutidas nos Estados Unidos. A Apple luta contra a justiça norte-americana, que demanda o desenvolvimento de um backdoor para poder acessar informações pessoais de usuários do iOS em investigações federais.

Várias empresas de tecnologia, que estão demonstrando apoio à Apple neste caso, estão sugerindo um debate no Congresso para definir se o governo e as organizações de segurança possuem o direito de solicitar às empresas as informações privadas dos usuários. Ironicamente, a Amazon também tem apoiado à Apple para que a empresa não ceda às ameaças da justiça para enfraquecer seu sistema de segurança nos dispositivos.

Decisões como a da Amazon de remover a criptografia do sistema operacional fortalecem os argumentos da justiça e do governo dos EUA. O argumento utilizado pela companhia de Jeff Bezos para não oferecer suporte à criptografia no novo software não é exatamente convincente. Por outro lado, a Amazon pode ter aberto mão da proteção no sistema para melhorar o desempenho dos dispositivos, já que a empresa não tem a intenção de aumentar o custo de produção dos aparelhos com hardwares de melhor desempenho.

Fonte: TechCrunch

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome