Nokia e TIM ampliam parceria para expansão do 4G no Brasil

Por Redação | em 15.03.2017 às 14h20

4g

A operadora de telecom TIM e a finlandesa Nokia anunciaram a expansão de sua parceria para agregar a frequência de 700Mhz à rede 4G no Brasil. A novidade vai ajudar a melhorar a cobertura de áreas internas e rurais para dispositivos habilitados para a quarta geração de telefonia móvel.

Para isso, a TIM irá contar com a plataforma de acesso de rádio Nokia AirScale, que roda várias tecnologias de rádio simultaneamente em uma estação rádio base e permite uma escalabilidade praticamente ilimitada que suportará a demanda maciça de dados para IoT e a velocidade em 5G.

De acordo com as empresas, com a atualização de rede para 4.5G Pro, a TIM será capaz de utilizar diferentes frequências e tecnologias de forma eficaz, com um investimento em bens de capital mais eficiente.

"Estamos olhando para o mais alto padrão de qualidade de tecnologia hoje no mercado, com a combinação de três frequências de espectro para aumentar a nossa capacidade e melhorar a experiência do usuário final. Com o apoio da plataforma de acesso de rádio Nokia AirScale, poderemos alcançar mais áreas e aumentar a cobertura LTE no país, reforçando nossas capacidades de inovação e compromisso com o mercado brasileiro”, afirma Leonardo Capdeville, CTO da TIM Brasil, referindo-se às frequências de 2600Mhz e 1800Mhz, já utilizadas pela TIM, e pelo novo espectro de 700Mhz.

"Nosso compromisso com a TIM é oferecer a melhor experiência de serviço para seus clientes. Este projeto é um marco importante para nós, pois abre caminho para a rede do futuro e reforça nossa longa parceria com a operadora. O futuro parece muito promissor com a possibilidade de expandir ainda mais a nossa presença com o LTE e criar um impacto positivo na sociedade digital”, completa Luiz Tonisi, Vice-presidente de Vendas da Nokia para o Brasil.

Em 2015, a TIM escolheu a Nokia para modernizar e expandir a cobertura de suas redes 3G e 4G LTE para diversos estados brasileiros. Além de fornecer tecnologias para a operadora, a empresa também ajudou na implementação e otimização dos serviços de manutenção de rede.

Assine nosso canal e saiba mais sobre tecnologia!
Leia a Seguir

Comentários

Newsletter Canaltech

Receba nossas notícias por e-mail e fique
por dentro do mundo da tecnologia!

Baixe já nosso app Fechar

Novidade

Extensão Canaltech

Agora você pode ficar por dentro de todas as notícias, vídeos e podcasts produzidos pelo Canaltech.

Receba notificações e pesquise em nosso site diretamente de sua barra de ferramentas.

Adicionar ao Chrome