Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

SSDs dos novos Macbooks Air têm o dobro da velocidade dos anteriores

Por| 17 de Novembro de 2020 às 15h00

Link copiado!

Divulgação: Apple
Divulgação: Apple
Tudo sobre Apple

Os novos MacBooks Air com processadores M1 não trazem apenas uma performance melhorada em termos de CPU e GPU. Testes preliminares com os equipamentos que chegam nesta semana às lojas mostraram que os SSDs dos dispositivos também contam com desempenho superior, que no caso da versão com 256 GB de capacidade, chegam a mais do que o dobro dos lançamentos anteriores.

Os testes foram realizados por um usuário do fórum MacRumous e mostram uma velocidade de leitura de 2.675 MB/s, enquanto a escrita tem uma taxa de 2.190 MB/s. Os números se referem ao fluxo de dados que, como os termos indicam, o computador é capaz de exibir ou gravar no disco, com os testes de benchmark sendo realizados com o uso de softwares de vídeo bastante exigentes, também utilizados pela própria Apple para evidenciar o poder de suas novas máquinas.

O motivo para isso, de acordo com a Maçã, são os novos controladores de memória presentes na geração M1 do Macbook Air e Pro, anunciados na última semana. O objetivo da tecnologia era, justamente, entregar um desempenho do SSD que fosse equivalente às velocidades maiores dos próprios chips proprietários, que estão chegando também aos desktops da linha Mac Mini.

Continua após a publicidade

A expectativa é de que os modelos de notebooks com SSDs de 512 GB, 1 TB e 2 TB, as configurações de memória disponibilizadas pela Apple neste lançamento, sejam ainda maiores. Via de regra, discos de maior capacidade costumam ter maiores capacidades de leitura e escrita, com os resultados obtidos pelo usuário sendo apenas uma amostra preliminar com que os novos dispositivos efetivamente são capazes de fazer.

Os testes também se posicionam ao lado de outros testes do tipo que já estão sendo feitos pela imprensa especializada, como um realizado pelo site Tom’s Hardware. No benchmark, o processador M1 apresentou performance melhor do que placas de vídeo dedicadas como a Nvidia GeForce GTX 1050 Ti e a AMD Radeon RX 560, mostrando que algumas das promessas feitas pela Apple em seu evento de anúncio da nova geração de computadores devem ser efetivamente reais.

Os novos modelos do Macbook Air com o chip M1, proprietário e desenvolvido pela Apple, chegam nesta semana ao mercado brasileiro com essa promessa de performance e eficiência energética. Por aqui, os notebooks custam a partir de R$ 12.999 na opção mais básica, justamente aquela com SSD de 256 GB. A tela retina é de 13 polegadas e o computador tem 8 GB de memória RAM, além do sistema de segurança Touch ID, Magic Keyboard e touchpad com Force Touch, que dá acesso a recursos e opções diferentes de acordo com a pressão exercida pelo usuário.

Fonte: MacRumours Forums