Se seu MacBook Pro 2018 "der pau" no SSD, sentimos muito: não tem como recuperar

Por Wagner Wakka | 23 de Julho de 2018 às 18h42
TUDO SOBRE

Apple

A Apple recentemente lançou os modelos 2018 do MacBook Pro com algumas melhorias, sobretudo em termos de capacidades gráfica e de processador, bem como na mudança para um teclado mais resistente. Contudo, esta melhoria de hardware chega com um problema para o armazenamento interno do dispositivo. Com o novo design, a fabricante não consegue fazer a recuperação dos dados do usuário que estão salvos apenas no SSD.

Isso acontece pois o novo modelo não tem uma porta específica para este backup. Nas versões 2016 e 2017, caso houvesse problemas na placa-mãe do notebook e até mesmo fosse necessário trocar todo o aparelho, havia uma ferramenta com que especialistas acessavam dados no SSD. Com isso, era possível até conectar esta porta à entrada USB-C de outro dispositivo e salvar, assim, todos os dados.

Tal acesso, contudo, não está mais presente no modelo 2018. Essa mudança de configuração foi reparada pelo site iFixit.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Adeus, mundo cruel

De acordo com levantamento do MacRumors, os dados ficam perdidos para sempre porque a tal porta de recuperação de dados não está mais presente no MacBook Pro 2018 por uma decisão deliberada de modelo de chip. Os modelos atualizados usam um chip T2 da Apple customizado, o que oferece encriptação de dados para o SSD.

Isso pode preocupar usuários, uma vez que a versão 2017 do MacBook Pro apresentava problemas relacionados ao conjunto placa-mãe e SSD. Quando o notebook tinha falha no chip, era preciso trocar também o dispositivo de armazenamento. Ou seja, caso a versão 2018 tenha a mesma característica, usuários não terão como recuperar seus dados, a menos que estejam salvos em nuvem ou em um HD ou SSD externo.

Keep calm e faça o backup

Ainda, a recomendação da própria Apple é de que, caso o seja preciso acessar dados de um MacBook Pro 2018 com problemas na placa-mãe, leve o aparelho para um especialista de recuperação de dados. A dica mais simples, contudo, é de que passe a lidar com o hábito constante de fazer um backup recorrente de todos os seus dados.

Como um aparelho recém-lançado, não é de incomum que recorrentemente algum erro aconteça, ainda mais se o usuário for early adopter de novos sistemas operacionais ou apps ainda em testes.

Como o problema é relacionado ao hardware do dispositivo, é bem improvável que a Apple consiga lançar algum tipo de solução para esta questão.

Fonte: iFixit, MacRumors

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.