Publicidade

MacBook Pro com chip M1X deve impulsionar produção de telas mini-LED pelo mundo

Por| Editado por Wallace Moté | 16 de Agosto de 2021 às 15h30

Link copiado!

Imagem: MacRumors
Imagem: MacRumors
Tudo sobre Apple

Com a aproximação da data prevista para o lançamento dos novos MacBooks Pro, é praticamente certo que os novos notebooks serão os primeiros da marca a ter telas mini-LED. O produto pode levar a uma ampliação significativa da utilização da tecnologia em diversos outros dispositivos.

A informação é do analista Ming-Chi-Kuo, que aponta a diminuição de custos a partir do momento em que os novos MacBooks provoquem um aumento da produção em massa de telas mini-LED — o alto preço atual é um fator que dificulta a popularização do recurso, inclusive em marcas concorrentes.

Segundo ele, são os MacBooks — e não os iPads — que têm o potencial de liderar a venda de produtos com tela mini-LED pelo mundo. Kuo também espera que a exportação dos modelos de nova geração deve aumentar em 20% no próximo ano, por conta da nova tela, design, e da popularização dos processadores próprios da Apple.

Continua após a publicidade

A expectativa de demanda da produção das novas telas é tão grande que a Apple já promoveu o acerto de uma nova fornecedora, a Luxshare. O objetivo é garantir que não aconteçam atrasos na produção e entrega dos novos MacBooks M1X de 14 e 16 polegadas. Dependendo do sucesso das vendas e aceitação do público, a fornecedora poderá também produzir telas para os iPads com mini-LED.

Ainda segundo o analista, a nova linha MacBook Air deve ser lançada em 2022 também com telas mini-LED. Além disso, o novo modelo será ainda mais leve e fino que o atual, e virá em várias opções de cores, assim como os iMacs já lançados neste ano.

Mini-LED oferece melhores cores e maior brilho

Continua após a publicidade

A tecnologia mini-LED se popularizou ao longo do último ano e representa um avanço em relação às telas LCD tradicionais, trazendo LEDs menores para uma maior precisão de cores, controle de contraste e brilho mais potente.

Apesar disso, Ming-Chi-Kuo acredita que a próxima grande revolução do mercado de telas não é o mini-LED, e sim o micro-LED. Porém, o micro-LED traz as mesmas dificuldades impostas ao mercado do mini-LED: custos altos por conta da atual demanda baixa e dificuldades na produção. Para o analista, essa explosão do micro-LED deve acontecer somente a partir de 2023 ou 2024.

Os novos Macbooks Pro M1X devem ser lançados com visual renovado e similar aos novos iPhones com bordas mais retas. Além disso, os novos notebooks poderão vir sem a touch bar, mas com a volta dos carregadores magnéticos MagSafe.

Continua após a publicidade

Fonte: MacRumors e Wccftech