Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lenovo traz idiomas indígenas aos notebooks das linhas IdeaPad e Yoga

Por| Editado por Wallace Moté | 19 de Janeiro de 2023 às 10h45

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Tudo sobre Lenovo

A Lenovo adicionou dois idiomas indígenas como opções para uso em seus notebooks das linhas IdeaPad e Yoga. O kaigang e o nheengatu estão disponíveis para uso nos dispositivos com o sistema operacional Lux, baseado no Debian Linux.

A iniciativa faz parte do projeto “Revitalização de Línguas Indígenas Ameaçadas de Extinção”, idealizado por Wilmar D’Angelis, professor do Departamento de Linguística da Unicamp.

Continua após a publicidade

De acordo com o que explicou a Lenovo, a escolha pelos idiomas também levou em consideração sua abrangência e histórico. Além disso, as línguas já fazem parte de diversas pesquisas por parte de acadêmicos da Unicamp.

O kaigang é uma língua falada por cerca de 30 mil pessoas, sendo o terceiro idioma indígena mais presente em território brasileiro. Ele aparece em regiões do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e oeste de São Paulo.

Já o nheengatu é falado por aproximadamente 14 mil pessoas na região amazônica, que compreende o Brasil, Colômbia e Venezuela — o idioma é classificado como o “tupi moderno”, já que sua introdução teve a participação do povo Tupinambá.

Continua após a publicidade

A Lenovo ainda explicou que o desenvolvimento do Lux na implementação dos idiomas é fruto de um trabalho de 40 pessoas. O time é composto por engenheiros, técnicos, pesquisadores e tradutores, entre outras funções.

Em 2021, a empresa já tinha adicionado as mesmas duas línguas aos smartphones da Motorola que rodam o sistema operacional Android 11.

No ano passado, a empresa acrescentou o idioma Cherokee — falado por povos nativos da América do Norte — às linhas de celulares. Já foi confirmado que a língua também chegará aos notebooks da Lenovo no futuro.

Continua após a publicidade

Ambas as linhas de laptops podem ser encontradas no site oficial da marca. A série IdeaPad tem preço inicial de R$ 1.847, enquanto a Yoga sai a partir de R$ 4.499.

Fonte: G1, Gizmodo