Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Lenovo lista primeiro notebook da marca com novos Ryzen 7000 Mendocino

Por| Editado por Wallace Moté | 02 de Dezembro de 2022 às 13h22

Link copiado!

Lenovo lista primeiro notebook da marca com novos Ryzen 7000 Mendocino
Lenovo lista primeiro notebook da marca com novos Ryzen 7000 Mendocino
Tudo sobre Lenovo

Primeiro notebook da Lenovo a vir embarcado com os recentes chips Ryzen 7020 Mendocino, o IdeaPad 1 de 7ª geração começou a ser vendido, ainda que de maneira limitada, estando disponível apenas em alguns países. O laptop foi um dos aparelhos destacados pela AMD durante o anúncio dos chips em setembro, e até então não contava com uma data de lançamento definida, estando apenas previsto para chegar às lojas ainda em 2022.

Assim como outros notebooks confirmados para contar com as CPUs da linha Mendocino, o novo IdeaPad 1 é focado no baixo custo e visa atender "o uso cotidiano", com tarefas simples como navegar pela internet ou preencher planilhas. O dispositivo já está listado no site de referência de especificações de produtos da Lenovo, que sugere que a novidade deve ser vendida em poucos países, ao menos inicialmente. Das regiões registradas, apenas Hong Kong parece ter o laptop à venda no momento.

A novidade chega em versões com todos os processadores da família, partindo do Athlon Silver 7120U, de 2 núcleos e 2 threads rodando a até 3,5 GHz, e chegando ao Ryzen 5 7520U, de 4 núcleos e 8 threads operando a até 4,7 GHz, acompanhados de até 16 GB de RAM soldada LPDDR5-5500 e até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0. Como as memórias indicam, apesar de ser pensado para ter preço baixo, o IdeaPad 1 embarca alguns recursos bastante avançados para o segmento.

Continua após a publicidade

Os gráficos integrados são um dos principais destaques, por trazerem a mesma microarquitetura RDNA 2 que alimenta o PS5, o Xbox Series X e Xbox Series S, além das placas de vídeo da linha Radeon RX 6000. Dito isso, as especificações são básicas: a Radeon 610M, como a iGPU é chamada, embarca apenas 2 Unidades Computacionais (CUs), totalizando 128 núcleos — o componente é muito similar à GPU básica da linha Ryzen 7000 para desktops, pensada para trabalhos extremamente simples.

A tela de 15,6 polegadas possui duas versões: uma com painel TN LCD, com resolução Full HD de 1920 x 1080 pixels e brilho de 220 nits para os modelos com Athlon, e uma IPS LCD também Full HD, com brilho de 250 nits, para as variantes com Ryzen 3 e Ryzen 5. O áudio estéreo possui dois speakers de 1,5 W com tecnologia Dolby, enquanto uma bateria de 42 Wh alimenta o sistema, utilizando um adaptador de 65 W para recarga.

Continua após a publicidade

O IdeaPad 1 possui ainda leitor de digitais opcional integrado ao botão de energia, webcam 720P com proteção de privacidade e uma vasta variedade de conexões, incluindo Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, porta USB-A 2.0, duas portas USB-A 3.2 Gen 1 (5 Gbps), HDMI 1.4b, leitor de cartões SD e conector P2 para fones de ouvido e microfone. O lançamento pesa 1,58 kg e sai de fábrica com Windows 11.

Um preço oficial não foi divulgado, mas a listagem em Hong Kong tem o aparelho com Athlon Gold 7220U sendo vendido por valores que partem dos 3.398 dólares de Hong Kong, algo em torno de US$ 437, ou R$2.290, em conversão direta e sem impostos. Não se sabe se o IdeaPad 1 com chips Ryzen 7020 Mendocino será trazido ao Brasil, mas o país não está entre as regiões registradas no site da marca. Sua chegada seria bem-vinda considerando a popularidade de dispositivos nessa faixa de preço por aqui.

Fonte: The Verge