Kano lança notebook baratinho com Windows para público infantil

Por Felipe Ribeiro | 28 de Junho de 2019 às 08h25
Divulgação/ Kano

A Kano é uma empresa muito conhecida por seus computadores com Linux e que são voltados principalmente para profissionais da educação. Mas recentemente a companhia resolveu fazer uma aposta diferente: lançar um notebook híbrido com Windows voltado para o público infantojuvenil.

O Kano PC é um híbrido de tablet/notebook com tela de 11,6 polegadas, processador Intel Atom e que roda o Windows 10, bem semelhante ao Surface Go. Obviamente, porém, ainda é um design amigável para crianças, revelando, então, que o foco desta vez não são os educadores, mas sim os pequenos.

Embora o PC Kano não seja exatamente um primor de desempenho, ele também não pode ser considerado fraco. Além de servir como um banco de testes de desenvolvimento, ele é capaz de lidar com as tarefas diárias de computação, como navegar e fazer o dever de casa.

Imagem: Divulgação/ Kano

Ele é equipado com:

  • Intel Atom x5-Z8350 Quad core de 1,44 GHz
  • Memória RAM DDR3 de 4 GB
  • 64GB eMMC (extensível via MicroSD)
  • 2 portas USB-A
  • HDMI
  • Wi-Fi e Bluetooth 4.2

Como é o caso dos computadores anteriores da marca, os usuários precisam construir manualmente a máquina. Seguindo um guia passo a passo, eles combinam e conectam componentes a um computador em funcionamento. Depois de criado, conectam o dispositivo a um teclado desdobrável por meio de vários pinos.

A Kano compartilhou o guia de configuração da máquina e parece ser tudo bem simples e fácil. O computador, propriamente dito, fica em uma placa de circuito impresso (PCB), deixando poucos componentes para o usuário instalar manualmente — na verdade, apenas a bateria e o alto-falante. O Kano PC, aliás, roda o Windows 10 S, uma versão mais leve e bloqueada do sistema operacional da Microsoft. Embora você provavelmente não queira isso em seu PC doméstico, esse SO é o mais apropriado para usuários mais jovens e deve tornar a máquina mais fácil de ser controlada e mantida pelos pais.

Caption

Entre os aplicativos inclusos no kit estão o Paint 3D, Microsoft Teams, bem como vários programas criados em versões anteriores do Kano projetados para fornecer um ambiente de programação. O PC Kano também inclui o jogo Minecraft: Education Edition.

O Kano PC começará a ser vendido em 21 de outubro de 2019. Ele estará disponível na Microsoft Store e no próprio site da Kano, onde será vendido por US$ 299,99 (R$ 1.145, na cotação atual) nos EUA.

Fonte: TheNextWeb

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.