HP expande recall de baterias de notebooks

HP expande recall de baterias de notebooks

Por Felipe Demartini | 09 de Setembro de 2019 às 11h30
BRUNO HYPOLITO / CANALTECH


O Procon de São Paulo emitiu nota aos clientes da HP sobre a expansão de um processo de recall que vem sendo realizado pela empresa em diferentes modelos de notebooks. Computadores da marca adquiridos entre dezembro de 2015 e abril de 2018, além de componentes que tenham sido trocados também neste intervalo, podem conter baterias com riscos para os usuários.

De acordo com o comunicado, as células podem superaquecer, colocando em risco a segurança dos usuários devido à possibilidade de incêndios, queimaduras, cortes e contusões. A orientação do Procon é para que os usuários dos seguintes modelos de notebooks interrompam o uso imediatamente e procurem assistência autorizada da HP:

  • HP ProBook (séries 64x G2 e G3, 65x séries G2 e G3, 4xx G4 – 430, 440, 450, 455 e 470);
  • HP x360 G2;
  • HP ENVY m6;
  • HP Pavilion x360;
  • HP 11;
  • Estações de trabalho móveis HP Zbook (17 G3, 17 G4, Studio G3 e Studio G4).

Além disso, o alerta vale também para os usuários destes dispositivos que realizaram reparos ou troca de bateria entre entre dezembro de 2015 e dezembro de 2018. Para esta segunda relação, os seguintes dispositivos também podem trazer componentes defeituosos de substituição:

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  • HP ProBook 4xx G5 – 430, 440, 450, 455 e 470;
  • HP ENVY 15;
  • HP Mobile Thin Clients (mt20, mt21 e mt31).

A expansão do recall também atinge modelos que, originalmente, ficaram de fora. A HP pede que os clientes realizem a verificação de suas baterias e procurem assistência oficial em caso de dúvidas, já que aparelhos vistos como seguros na primeira fase podem ser passíveis de troca agora. Ficam de fora, apenas, os usuários que já participaram das etapas originais de substituição dos componentes.

O recall de baterias em notebooks da HP foi anunciado originalmente em janeiro de 2018. Desde então, a HP mantém no ar um site no qual disponibiliza todas as informações sobre os modelos atingidos e também um software para baixar, capaz de verificar a integridade e necessidade de troca da bateria de modelos específicos.

Além disso, o Procon lembra que os clientes que sofreram perdas ou danos, principalmente acidentes, oriundos da manipulação do produto defeituoso, devem procurar as vias legais para realizarem pedidos de reparação.

Fonte: Procon-SP, HP

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