Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Futuros Chromebooks poderão ter desbloqueio por biometria facial

Por| Editado por Wallace Moté | 06 de Setembro de 2021 às 15h19

Link copiado!

Divulgação/Acer
Divulgação/Acer
Tudo sobre Google

Ganhando cada vez mais espaço no mercado, os Chromebooks venderam mais que o Mac no ano passado. O sistema da Microsoft segue sendo unanimidade para PCs e notebooks, e o Google pode estar projetando seu próprio rival ao Windows Hello para tornar mais prática a autenticação nas máquinas abastecidas pelo Chrome OS.

Os primeiros sinais disso foram encontrados no repositório de código oficial do sistema operacional aberto. O Google estaria testando um Sensor de Presença Humana em ao menos dois protótipos de hardware. Um teria integrado a próxima geração de chips AMD para os Chromebooks, e o segundo os processadores da Intel de 12ª geração.

Novo componente interno para a função

Continua após a publicidade

Com hardware dedicado e integração ao SO, a função traria novas possibilidades aos computadores que rodam o Chrome OS, sendo a mais óbvia o desbloqueio via biometria facial. Outras implementações mais sofisticadas são possíveis, como a possibilidade de a tela se manter ativada enquanto o rosto do usuário for detectado — como acontece em modelos dos smartphones Pixel.

Também por exigir um componente novo no corpo dos Chromebooks, o sensor CrossLink NX LIFCL-17, a função seria destaque em futuros lançamentos — não chegando para nenhum dispositivo Chrome OS já lançado.

Por questões de privacidade, haveria um ícone indicando quando a função estivesse em uso, que apareceria na barra de tarefas. Seria algo similar ao que ocorre no Android em versões mais modernas, quando o sistema deixa uma notificação persistente quando um aplicativo está usando microfone, câmera, ou outros sensores que captam de alguma forma a atividade do usuário.

Continua após a publicidade

Como o Google nunca se comprometeu ou anunciou esse recurso — até agora — fica difícil estimar quando ele poderia ganhar viabilidade comercial. E se de fato a empresa levará a ideia para frente. Ela faz bastante sentido, e inclusive poderia agilizar processos de login e operações sensíveis de sistema.

Vale lembrar, o Chrome OS está completando 10 anos em 2021. Para comemorar, o Google atualizou o sistema com novos recursos, como o Nearby Share herdado do Android e uma nova ferramenta de captura de tela. Os interessados em um Chromebook, porém, devem se atentar para a compatibilidade de apps — ainda distante do suporte da indústria em comparação ao Windows ou MacOS.

Fonte: Chromium Gerrit, 9to5Google, Android Police