Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Chromebooks vão mostrar “prazo de validade” das atualizações de sistema

Por| 13 de Novembro de 2019 às 11h55

Link copiado!

android police
android police

Uma das coisas que chama bastante atenção nos Chromebooks é seu declarado “prazo de validade” das atualizações do sistema. Ou seja, o Google já avisa em cada modelo quando é que vai parar de realizar os updates, o que é realizado, oficialmente, em média, durante seis anos e meio. Isso, contudo, não vem especificado nas informações das máquinas e a companhia deve disponibilizar em breve esses dados nas próprias configurações do software.

A dica veio por meio de um flagrante no código do Chrome OS que surgiu na plataforma de desenvolvimento Chromium no mês passado. Uma nova seção chamada “Agenda de atualização” será exibida em “Detalhes adicionais” da página “Sobre o Chrome OS”. Assim, os usuários poderão ver o quanto tempo de “obsolescência programada” ainda resta em seus computadores.

Embora essa possa ser uma alteração bastante pequena, isso indica que o Google está trabalhando para melhorar a transparência em relação ao tempo de vida útil de seus sistemas operacionais. Entretanto, muitos Chromebooks mais antigos permanecem nas prateleiras das lojas, mesmo quando já estão próximos do fim do suporte — portanto, fica a dica ao observar as promoções da Black Friday, que devem “empurrar” muitos desses laptops já no “fim de carreira”.

Continua após a publicidade

Mesmo que os Chromebooks continuem funcionando, depois do fim dos updates o Chrome OS passa a ficar sem importantes novas funcionalidades e correções e, claro, sem ajustes fundamentais para manter a segurança em dia. Ainda não há previsão de chegada da consulta do “prazo de validade”, mas é bem possível que ele comece aparecer nas versões instáveis para teste do Canary.

Fonte: Android Police