Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | ASUS lança Expertbook B9 e novos mini PCs com Intel de 13ª geração

Por| Editado por Wallace Moté | 04 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/ASUS
Divulgação/ASUS
Tudo sobre ASUS

Na conferência que realizou hoje (4) na CES 2023, a ASUS apresentou o Expertbook B9 OLED 2023, notebook voltado para o mercado empresarial que chega aprimorado em tela, refrigeração e experiência de uso, embarcando os novos processadores da Intel. A gigante também aproveitou a oportunidade para atualizar a linha de mini PCs ExpertCenter, prometendo unir sustentabilidade, facilidade de upgrades e potência desde a configuração de entrada até as mais avançadas.

Destaque dos anúncios, o novo Expertbook chega ao mercado atualizado para a 13ª geração de processadores Intel Raptor Lake — a empresa não detalhou quais seriam os modelos utilizados, mas considerando o histórico da linha, é provável que se trate da série P de 35 W, comumente utilizada em ultrabooks de alta potência. Os componentes são acompanhados de até 64 GB de RAM LPDDR5, e contam com um sistema aprimorado de resfriamento, munido de três perfis inteligentes de performance.

Continua após a publicidade

Com o Whisper Mode, o aparelho focará em entregar uma operação silenciosa, enquanto o Standard Mode, o padrão, buscará equilibrar ruído, temperatura e desempenho, prometendo até 36% mais potência em tarefas de produtividade frente à geração passada. Já o Performance Mode leva o sistema ao limite para extrair todo o potencial dos processadores. Fecha o conjunto de recursos da CPUo suporte à plataforma Intel vPro, que facilita o gerenciamento remoto das máquinas para auxiliar o trabalho de departamentos de TI.

O corpo de liga de magnésio e lítio é um dos destaques do Expertbook B9 OLED 2023, não apenas pela resistência garantida pela certificação militar MIL-STD-810H, como também pela busca de uma produção mais sustentável. A ASUS afirma que, com o design repensado, o modelo utiliza 29% menos materiais na fabricação e teve o tempo de construção reduzido em impressionantes 75%, o que teria um impacto bastante positivo no meio ambiente.

O lançamento promete ainda uma experiência de uso aprimorada pela tela renovada, com display OLED mais largo em proporção 16:10, e de maior nitidez, graças à resolução Quad HD+ de 2560 x 1600 pixels. Além disso, melhorias foram feitas no trackpad, agora 26,8% maior, com teclado numérico e NFC integrado para login — recurso comum para empresas, que utilizam cartões inteligentes munidos de NFC para impedir que intrusos tenham acesso a dados sensíveis.

Continua após a publicidade

Pensado para o trabalho híbrido, o notebook oferece ainda webcam Full HD com infravermelho para biometria, leitor de digitais integrado ao botão de energia, protetor físico para a câmera, três microfones para videochamadas, som estéreo da Harman Kardon com Dolby Atmos e Windows 11 Pro de fábrica.

Linha ExpertCenter recebe novas CPUs Intel

A ASUS aproveitou a ocasião para atualizar também sua família de mini PCs empresariais ExpertCenter com dois modelos. O mais robusto deles é o ExpertCenter PN64-E1, equipado com processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração, até 32 GB de RAM DDR5 em dual-channel (expansível utilizando módulos SODIMM, os mesmos de notebooks) e dois slots M.2 para SSDs PCIe 4.0.

Continua após a publicidade

Compacto, o dispositivo é construído em plástico reciclado pós-consumo (PCR) e possui certificação Energy Star de alta eficiência energética. Outros destaques incluem a presença de porta Thunderbolt 4 (40 Gbps) e a possibilidade de conectar até 4 displays externos, ou um único monitor com resolução 8K e taxa de atualização de 60 Hz.

O modesto ExpertCenter PN42 foca na operação silenciosa e na facilidade de upgrades. O mini PC básico é equipado com os novos processadores Intel Alder Lake-N, mais especificamente os modelos Intel Processor N100 e N200 — a linha é a substituta dos chips Celeron e Pentium, aposentados no ano passado. Graças a eles, o PN42 possui um design sem ventoinhas, utilizando apenas um heatsink para dissipar calor.

Assim como o modelo mais avançado, há certificação Energy Star e corpo em plástico PCR, mas por aqui a ASUS dá ênfase à presença de 7 portas USB, para conexão de diversos periféricos, à conectividade com Wi-Fi 6E e portas Ethernet duplas de 2,5 Gbps, à possibilidade de conectar até 3 telas externas e ao upgrade de SSD, feito sem ferramentas. O sistema operacional em ambos os mini PCs é o Windows 11 Pro, com recursos pensados para empresas.

Continua após a publicidade

Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.