Publicidade

Acer Nitro 5 | Novos notebooks gamer trocam Intel pela AMD

Por| 13 de Agosto de 2020 às 22h15

Link copiado!

Divulgação/Acer
Divulgação/Acer
Tudo sobre Acer

Na tarde desta quinta-feira (13), a Acer organizou uma coletiva de imprensa para anunciar os novos modelos que farão parte da linha de notebooks gamer Nitro 5 no Brasil. O que mais chamou a atenção, porém, foi a adoção dos processadores AMD Ryzen em toda a família, que largou os Intel Core utilizados até a geração passada.

Quem vem acompanhando o mercado de hardware nos últimos tempos sabe que a movimentação faz sentido. Ao escolher os Ryzen para equipar seus novos notebooks, a Acer surfa no bom momento da AMD, que vem colecionando elogios e críticas positivos pelo desempenho de seus componentes e a excelente relação custo-benefício deles. Não a toa, esta é a primeira vez nos 50 anos de história da fabricante de semicondutores que ela fecha um acordo no Brasil para equipar notebooks gamers com fabricação nacional.

Ao todo, três novos modelos de Nitro 5 foram anunciados equipados com processadores Ryzen 5 e Ryzen 7 de terceira geração. Em comum, eles compartilham o design icônico da linha, que aposta na cor preta com detalhes em vermelho, teclado no padrão ABNT 2 retroiluminado e display IPS Full HD antirreflexo de 15,6 polegadas e taxa de frequência de 60 Hz montado numa estrutura com bordas menores que as da versão anterior. A bateria também é a mesma para todos os modelos e oferece autonomia de 7 horas longe da tomada. Para além disso, todos vêm equipados com GPU Nvidia GeForce GTX 1650 de 4 GB, atualmente considerado o modelo de entrada na linha de placas de vídeo mobile para rodar jogos AAA atuais em 1080p com o mínimo de qualidade.

Continua após a publicidade

Leia também: Análise | Acer Nitro 5 entrega bom desempenho em jogos sem comprometer o bolso

Fora essas especificações, cada Nitro 5 tem suas particularidades e estão segmentados da seguinte forma: o AN515-43-R59W é o modelo mais básico da linha e vem equipado com Ryzen 5 3550H (4C/8T - 2,1GHz/3,7GHz), 8 GB de memória DDR4-2400 e sistema híbrido de armazenamento, com SSD M.2 NVMe de 128 GB e HDD SATA III de 1 TB e 5.400 RPM. Durante a apresentação, a Acer garantiu que tanto a memória RAM quanto o armazenamento podem ser expandidos — no caso da RAM, para até 32 GB utilizando os dois slots do equipamento; enquanto o armazenamento dispõe de 1 slot M.2 NVMe livre para o usuário montar um sistema triplo de armazenamento se assim quiser. Ah, outra curiosidade: dos três modelos anunciados, este é o único que vem com Windows 10 instalado de fábrica.

O Nitro 5 AN515-43-R9K7, por sua vez, se posiciona como a opção intermediária da linha, por assim dizer. Ele vem com as mesmas especificações do irmão menor, mas se diferencia dele por expandir o armazenamento em SSD de 128 GB para 256 GB. Quanto ao sistema operacional, o que temos é o Endless OS instalado de fábrica.

Para os usuários que quiserem adquirir um equipamento um pouco mais robusto, a Acer oferta o Nitroi 5 AN515-43-R4C3. Aqui voltamos ao mesmo combo de armazenamento de 128 GB + 1 TB e temos os mesmos 8 GB de memória RAM agora acompanhados de um Ryzen 7 3750H. Embora tenha os mesmos quatro núcleos e oito threads do Ryzen 5 3550H, há uma ligeira melhoria nos clocks, que saltam para 2,3 GHz (base) e 4,0 GHz (Max Boost). Outro diferencial é que este modelo vem com uma webcam aprimorada, capaz de fazer vídeos com resolução HD - enquanto a dos outros dois modelos é apenas VGA. O sistema operacional segue sendo o tal Endless OS.

Continua após a publicidade

Aspire 3: além dos jogos

Os Nitro 5 foram a estrela da conferência da Acer, mas não foram os únicos notebooks a serem anunciados. A companhia aproveitou a ocasião para confirmar a chegada dos novos modelos Aspire 3, que também vêm equipados com processadores AMD Ryzen.

Apesar de ser focada em produtividade e mobilidade, a linha traz um conjunto interessante de especificações para atender desde usuários que estão em busca de um equipamento para trabalhos do dia a dia e em deslocamento, até jogadores mais casuais que não se importam com gráficos em alta resolução. Muito dessa versatilidade tem a ver com a grande quantidade de especificações disponíveis para o Aspire 3.

Continua após a publicidade

Ele pode vir equipado com Ryzen 3 3200U, Ryzen 5 3500U e Ryzen 7 3700U, 8 GB ou 12 GB de memória RAM DDR4-2400 (expansível para até 16 GB) e placa de vídeo dedicada AMD Radeon 540X As opções de armazenamento também são diversas e o usuário pode escolher desde apenas um disco rígido de 1 TB até um sistema híbrido de 128 GB + 1 TB ou apenas 256 GB em SSD.

Também vale destacar as dimensões e peso dos novos Aspire 3. O notebook tem apenas 19mm de espessura e tela IPS HD de 15,6 polegadas instalada num corpo com bordas relativamente finas. Ao todo, o conjunto tem largura de 36,3 cm por 24,7 cm de profundidade, pesando 1,9 kg. Para fechar, todos os modelos contam com bateria capaz de fornecer 5 horas de autonomia, duas portas USB 2.0, uma USB 3.1, saída HDMI, porta Gigabit Ethernet, conectividade Wi-Fi ac e Bluetooth 4.2.

Preço e disponibilidade

Continua após a publicidade

De acordo com a Acer, todos os modelos do Nitro 5 e do Aspire 3 já estão disponíveis em sua loja oficial e nas maiores varejistas do Brasil. Porém, o Canaltech não conseguiu encontrar os aparelhos disponíveis na loja da marca. Mesmo assim, eles podem ser encontrados pelos valores a seguir: