Vostro 3460: o notebook com foco no público profissional da Dell

Por Pedro Cipoli

Mesmo não tendo o apelo visual dos Ultrabooks, podemos reparar que existe algo de diferente na construção do Dell Vostro 3460. Como ele é voltado para o público corporativo, o material utilizado é mais resistente do que costumamos ver em modelos convencionais, assim como seu sistema de resfriamento, que, além de extremamente silencioso, não esquenta a região do teclado e touchpad.

Em relação às especificações, temos o suficiente para atender os usuários mais exigentes: processador Intel Core i7 de terceira geração (4 núcleos, 8 threads), 8 GB de memória RAM DDR3 e placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GT 630M, além de nada menos do que 1 Terabyte de espaço em disco. Olhando para esses dados e fazendo uma análise rápida, já é possível perceber um desequilíbrio de processamento, onde o processador é várias vezes mais potente do que a placa de vídeo.

Um ponto que nos chamou bastante atenção é o teclado. Ele é bastante suave e ideal para quem digita durante longos períodos de tempo, mas infelizmente não é retroiluminado. O touchpad não difere muito dos notebooks convencionais, e tivemos que recorrer ao mouse para interagir com a máquina de forma mais eficiente, pois o consideramos muito pequeno para um corpo de 14 polegadas.

Com uma resolução de 1366x768, ideal para notebooks de 11, 12 ou mesmo 13 polegadas, o Vostro 3460 nos deixou um pouco decepcionados nesse quesito. Com uma tela de 14 polegadas, o ideal seria 1600x900 para usuários que estão acostumados a lidar com grandes volumes de dados em uma única tela, como é comum entre o público corporativo.

Nas conexões o Vostro é generoso: 4 portas USB 3.0; duas saídas de vídeo, sendo uma HDMI e uma VGA (D-Sub); leitor de cartões SD; saída de fone de ouvido e entrada de microfone; leitor biométrico; conexão RJ-45 para internet e drive de CD/DVD. O áudio não traz nada de diferente, mas também não deixa a desejar, atendendo aos usuários que querem ver vídeos casuais, mas dexando um pouco a desejar em filmes.

Desempenho

Rodamos programas de benchmark 3DMark Vantage, 3DMark 11 e PCMark 7 para avaliar o desempenho do Vostro 3460 em diferentes cenários. Nos testes 3DMark Vantage e 3DMark 11, que avaliam o comportamento da máquina em uma bateria de testes com as tecnologias DirectX 10 e DirectX 11, respectivamente, ele alcançou resultados bons, embora não surpreendentes.

Mesmo sendo um teste utilizado para medir o potencial gráfico, em ambos já reparamos que o processador é muito mais forte do que a GPU. No 3DMark Vantage (5744 pontos), a CPU obteve um resultado quase 5 vezes maior, e no 3DMark 11 (1188), essa diferença é ainda maior.

3DMark Vantage
3DMark 11

No PCMark 7. que testa a capacidade de execução de aplicativos comuns no dia a dia, como navegação na web e manipulação de arquivos, o Vostro conseguiu um excelente resultado de 3790 pontos. Nos subscores podemos ver claramente uma enorme diferença de desempenho bruto ("Computação": 8142 pontos) e performance gráfica ("Entretenimento": 3296 pontos), como havíamos previsto no começo do artigo.

Conclusão

Disponível no mercado brasileiro por cerca de R$ 2900, o Dell Vostro 3460 é indicado para usuários que lidam diariamente com aplicativos de produtividade, como planilhas. textos e até programação, mas não traz um custo benefício tão grande para quem pretende trabalhar com aplicações gráficas, como edição de imagem e vídeo e programas de modelagem 3D e CAD.

O modelo que recebemos para teste possui a configuração máxima disponível no site da Dell para o modelo de 14 polegadas. Para os modelos mais em conta os benefícios da construção do laptop ainda estão presentes, mas o usuário pode ficar um pouco decepcionado com o desempenho bruto, já que os resultados serão inferiores aos mostrados acima.

Vantagens

  • Processador forte para a faixa de preço
  • Construção mais resistente do que o convencional
  • Teclado ergonômico, ideal para longos períodos de digitação

Desvantagens

  • Baixa resolução (1366x768) para o tamanho da tela (14 polegadas). O ideal seria pelo menos 1600x900
  • Touchpad um pouco abaixo da média e o teclado poderia ser retroiluminado