Samsung atualiza sua linha de Chromebooks. Conheça o Chromebook 2!

Por Redação | 25.02.2014 às 12:55 - atualizado em 25.02.2014 às 15:03

Lançado ainda em 2012, o Samsung Chromebook se tornou sinônimo da linha de laptops com o Chrome OS nos Estados Unidos. Apesar de não ser o melhor modelo, ele era a primeira opção para o usuário pouco familiarizado ao sistema operacional do Google, e já estava na hora de atualizá-lo. Temos então o Samsung Chromebook 2, que trará basicamente o mesmo design do Chromebook original (que inclusive chegamos a testar aqui no Canaltech), e que virá com dois tamanhos de tela diferentes: o já conhecido de 11,6 polegadas e outro de 13,3 polegadas.

Não foram disponibilizados muitos detalhes, mas segundo o GigaOm ele terá agora 4 GB de memória RAM, contra 2 GB do modelo original, e manterá os 16 GB de armazenamento interno SSD. Além dos dois tamanhos de tela, é possível (e bastante provável) que ele tenha uma versão com processador ARM da família Exynos, fabricado pela Samsung, e outra que não foi mencionada, mas certamente será Intel da geração Haswell (Celeron ou Pentium).

samsung chromebook XE303

É possível que a Samsung utilize algum processador ARM mais atual no Chromebook, da geração Exynos 6, provavelmente para usá-lo como pista de provas e ver como ele se sai. O Chrome OS, sistema dos Chromebooks, é bastante leve, então é mais certo que ele seja mais avançado (utilizando os cores mais novos da família Cortex-A) do que somente um chip quad-core do Exynos 5 utilizado atualmente, já que a diferença de desempenho seria não só imperceptível, como aumentaria o consumo de bateria.

Outro ponto é que nada foi dito sobre versões 3G do Chromebook, comuns nos EUA, mas aparentemente a versão de US$ 299 substituirá a versão mais simples de US$ 249, o que nos faz acreditar que o modem 3G será incluso por padrão nessa nova geração.