Google assina acordo com a Citrix para levar Chromebooks ao mercado corporativo

Por Redação | 09 de Abril de 2014 às 13h52
photo_camera Divulgação

A falta de aplicativos convencionais e conhecidos, principalmente aqueles baseados em Windows, vem sendo citada como a principal causa para a dificuldade da decolagem dos Chromebooks junto ao mercado corporativo. Mas uma parceria entre o Google e a Citrix pretende mudar isso, não apenas aumentando o portfólio de softwares dos equipamentos mas também facilitando a adaptação deles para os desenvolvedores.

O acordo prevê a união dos setores Chromebooks for Business, do Google, com as soluções XenApp e Receiver for HTML5 da Citrix. Assim, só de início, os milhões de aplicativos baseados em Windows oferecidos pela Citrix também estarão disponíveis para o sistema da gigante da internet, enquanto facilitam a criação de novidades e a aplicação delas no futuro.

Além disso, o encontro das duas empresas vai gerar um desconto de 25% na versão Platinum do XenApp, que é oferecido pela Citrix. A oferta, que vai até o dia 30 de setembro, facilita a atualização e a migração de sistemas operacionais como o Windows XP para soluções mais recentes e seguras.

De acordo com Amit Singh, presidente da Google Enterprise, o momento é extremamente oportuno para esse tipo de movimento. Em declarações publicadas pelo site TechRadar, ele afirma que o fim do suporte ao Windows XP abre uma janela para soluções baratas e intuitivas, que poderão entrar nas empresas para substituir o velho sistema operacional. É justamente nisso que é baseada a parceria com a Citrix, que aumentará a oferta de apps para os Chromebooks e os tornará soluções ainda mais atraentes aos olhos do mercado corporativo.

Segundo números do NPD, que avalia o número de vendas de eletrônicos nos Estados Unido, 21% de todas as vendas de notebooks no país são representadas por Chromebooks. Após seu lançamento discreto, os aparelhos estão ganhando mercado pouco a pouco e um dos principais motivos para isso é o seu baixo preço, portabilidade e facilidade de operação.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.