Você sabe como melhorar o seu negócio utilizando o WhatsApp?

Por Redação

Com o grande número de smartphones no Brasil, e o crescente uso do WhatsApp, diversas empresas dos mais variados setores têm buscado maneiras de integrar o aplicativo dentro de suas estratégias de marketing digital. Para se ter dimensão da eficácia das trocas de mensagens, algumas pesquisas apontam para o fato de que 98% dos conteúdos enviados via SMS são lidos, enquanto o número de abertura de e-mails é de apenas 22%.

Diante das novas tendências de conectividade, é comum que o consumidor não queira mais lidar com as burocracias dos telefonemas ou com a espera pelas respostas de correio eletrônico. Dessa forma, utilizar o mensageiro pode ser uma boa pedida para oferecer um serviço personalizado, prático e simples aos clientes e público-alvo da companhia.

Pensando em auxiliar os empresários a implementar este tipo de atendimento diferenciado, foram elaboradas cinco dicas para quem quiser apostar em inovação e se destacar no mercado. A ideia é que a ferramenta possa ser utilizada em situações diversas, na tentativa de facilitar a comunicação e otimizar o contato, construindo uma relação de engajamento e fidelidade do cliente com a marca.

1. SAC - Serviço de atendimento ao Cliente

Uma das principais formas que as empresas têm utilizado o WhatsApp é para atender os seus clientes de maneira ágil e prática. Neste caso, é necessário que a companhia possua um número exclusivo para o serviço, onde o consumidor poderá tirar dúvidas em tempo real — e é essencial que haja uma equipe especializada disponível para a realização do trabalho de forma eficiente.

2. Oferecimento de serviço

A oferta de serviços ultrapassa o produto final, por isso deve-se pensar de forma criativa para proporcionar aos clientes experiências inovadoras e personalizadas. Para inspirar os empreendedores, a E-commerce Brasil ilustrou esta necessidade com um trabalho ofertado pela Hellmanns em 2014. Na ocasião, a companhia passou a enviar aos seus clientes receitas personalizadas de acordo com os produtos que os próprios consumidores tinham disponíveis. Além disso, era possível compartilhar imagens com técnicas e dicas de uso da maionese nas receitas. Uma ideia simples, mas bastante interessante, concorda?

3. Compras por mensagens

Utilizando o mensageiro para este tipo de contato, é possível estabelecer um relacionamento de vendas premium. Por conta da relação mais pessoal e exclusiva, a empresa pode enviar conteúdos de catálogos, compartilhar imagens e vídeos de novos produtos, tornando a venda mais dinâmica. Dessa forma, torna-se importante incentivar os vendedores a receber encomendas e pedidos por meio do aplicativo, que poderá ser utilizado, inclusive, para combinar formas de pagamento e envio.

4. Engajamento em grupo

Uma possibilidade bastante interessante é a construção de uma comunidade de troca entre os clientes da marca. A ideia é a construção de um grupo no WhatsApp que sirva como um espaço de interação entre os consumidores e a companhia, visando o engajamento em novos produtos e serviços. Em marcas que tratem de estilo de vida, por exemplo, o grupo poderá discutir sobre suas preferências e receber dicas. Para isso, é interessante convidar pessoalmente os clientes mais fidelizados a integrar um grupo privado sobre a temática.

5. Conteúdos originais

Para não se tornar um serviço tendencioso, o objetivo é fazer com que as conversas sejam apenas estimuladas pela empresa, mas que a iniciativa seja liderada pelo próprio cliente. Pensando nisso, é essencial que a companhia invista em conteúdos originais e utilize toda a criatividade para despertar a atenção e o interesse de quem está recebendo a mensagem, de forma que o cliente possa se sentir envolvido com o que lhe é apresentado.

O mais importante, no final das contas, é estar sempre antenado às novas tendências e necessidades do consumidor e do público-alvo, e com todas as mudanças promovidas pela conectividade, o empreendedor passa por novos desafios para melhorar o relacionamento. Quais têm sido suas apostas? Você já está utilizando o WhatsApp no seu negócio? Conte sua experiência nos comentários.

Fonte: E-commerce Brasil