Publicidade

Vivo desconversa e Oi nega boatos sobre fusão das operadoras no Brasil

Por| 18 de Setembro de 2019 às 14h45

Link copiado!

Divulgação/Vivo
Divulgação/Vivo

A Telefónica, empresa espanhola que controla a Vivo, e a operadora brasileira Oi adotaram posturas um pouco diferentes sobre o boato de que estariam em processo de fusão no Brasil. Pelo lado dos espanhóis, a informação é de que a empresa estaria tomando providências para saber se há, de fato, uma intenção de o grupo comprar total ou parcialmente a concorrente. A companhia fez a declaração ao responder nesta terça-feira (17) um questionamento da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o rumor da transação, em matéria veiculada no jornal espanhol El Confidencial na segunda-feira (16). As cifras seriam de R$ 27 bilhões.

No entanto, no mesmo comunicado, a Vivo diz não ter conhecimento da "possível origem" das informações da publicação espanhola e que, por isso, entende "não haver qualquer fato relevante a ser comunicado a respeito". Mas complementa dizendo que tomará "providências para averiguar junto à Telefónica S.A., acerca do conhecimento de informações a respeito do referido assunto, que deveriam ser divulgadas ao mercado [por ser uma empresa aberta]. Caso receba manifestação por parte de sua controladora nesse sentido, a companhia procederá a devida divulgação, consoante a legislação aplicável".

A Telefónica/Vivo ainda esclarece a respeito de um comentário citado em matéria da agência de notícias Broadcast, que menciona a atuação mais focada no estado de São Paulo da empresa e que isso a levaria a buscar a capilaridade da Oi no restante do País. Conforme explica a tele, essa ponderação é atribuída não à fonte citada pelo El Confidencial, mas a um gestor de investimentos, cuja declaração "não possui lastro em qualquer informação ou declaração por parte da companhia e/ou de seus administradores".

Já a Oi...

Continua após a publicidade

A Oi, por sua vez, foi mais enfática ao negar esta suposta negociação. Em comunicado emitido ainda na noite de segunda-feira (16) também como resposta à CVM, a empresa diz que desconhece por completo essa tratativa. "Em atendimento ao ofício em referência, a diretoria da Oi esclarece que desconhece por completo a informação veiculada na matéria da Agência Broadcast acerca de qualquer eventual proposta de compra dos ativos da companhia por parte da Telefônica Brasil", diz a empresa.

A Oi voltou a afirmar compromisso com acionistas e mercado para divulgação de aspectos "relevantes e significativos" do negócio, mas também reiterou a mesma mensagem que tem colocado após outros rumores veiculados na mídia: "investidores e o mercado em geral devem pautar-se tão somente pelas divulgações oficiais realizadas pela companhia".

Fonte: TeleTime