Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Uber vende operações no sudeste da Ásia para rival Grab

Por| 26 de Março de 2018 às 11h30

Link copiado!

Uber vende operações no sudeste da Ásia para rival Grab
Uber vende operações no sudeste da Ásia para rival Grab
Tudo sobre Uber

Após algumas semanas de especulações, a Uber oficializou a venda de suas operações no sudoeste asiático para a Grab. A companhia de transportes assume os trabalhos do aplicativo não apenas em sua terra natal, Cingapura, mas também em outros sete países: Tailândia, Filipinas, Malásia, Camboja, Indonésia, Mianmar e Vietnã.

Em troca, a Grab passa 27,5% de suas ações para a Uber e a contar com o CEO da empresa norte-americana, Dara Khosrowshashi, como membro de sua diretoria. Seria uma forma, para a Uber, de manter um pezinho na região mesmo sem operação própria, uma vez que o território asiático, desde sempre, tem se mostrado um desafio.

Não ajuda, por exemplo, o fato de grandes investidoras da região terem colocado dinheiro em rivais da Uber nos últimos anos. De olho no mercado do sudoeste asiático, nomes como a gigante japonesa SoftBank e a companhia de transportes chinesa Didi já haviam injetado fundos na Grab, que hoje tem uma avaliação de mercado de US$ 6 bilhões.

Enquanto a companhia arrebanhava 90 milhões de downloads, cinco milhões de motoristas e atuação em 195 cidades do território, a Uber lutava para seguir adiante com as próprias pernas ou, então, buscar investimentos em um negócio que parecia ficar mais e mais para trás. Foi justamente uma situação desse tipo que levou a empresa a vender sua operação na China, em 2016, para a Didi.

Continua após a publicidade

Entretanto, a venda não deve significar um sumiço completo das operações da Uber na Índia, muito pelo contrário. De acordo com a empresa, esse negócio vai permitir que ela foque, justamente, no país que é um dos territórios onde ela mais cresce, mesmo com a concorrência ferrenha.

Foi esse o tom do comunicado emitido por Khosrowshahi em relação à venda. Ele negou que a Uber esteja caminhando rumo à consolidação, afirmando que a venda e saída de territórios mais desafiadores permitem que a empresa continue a focar naqueles onde realmente tem forte atuação, como é o caso da Índia e outros países ocidentais.

Segundo o executivo, o momento agora é de crescer organicamente. Ou seja, trabalhar de maneira cada vez melhor nos países em que a plataforma já é reconhecida e garantir o fornecimento do melhor serviço e tecnologia possível de acordo com as necessidades de cada região.

Não é como se a venda, também, tornasse as coisas mais fáceis para a Grab. A companhia de Cingapura obtém uma bela parcela de market share nos países atendidos, mas ainda tem muito a trabalhar, principalmente na Indonésia, um dos principais mercados do sudeste da Ásia e dominado pela rival Go-Jek, que tem valor estimado em US$ 5 bilhões, sem falar na indiana Ola, que está em franca expansão internacional a partir de seu país sede.

Continua após a publicidade

Fonte: Uber