Teradata lança serviço híbrido de armazenamento em nuvem

Por Redação | 18 de Abril de 2016 às 19h05
photo_camera Divulgação

A empresa de Data Warehouse Teradata deverá focar mais em serviços híbridos de nuvem, uma vez que as revendas da companhia estão decaindo cada vez mais. Ao mesmo tempo, a empresa espera que seus negócios de Internet das Coisas prosperem.

Hoje (18), na conferência Teradata Universe, em Hamburgo, na Alemanha, a empresa anunciou que deve lançar uma enorme arquitetura de processamento parelela, chamada IntelliFlex, junto do Centro de Dados Teradata, já disponível no Amazon Web Services. Além disso, uma expansão regional dos serviços de nuvem da empresa na Europa também deve ser lançada. A estrutura da Teradata permite que empresas adicionem computação e armazenamento de dados de forma independente, uma característica que, segundo a empresa, os clientes querem, mas não sabem.

A IntelliFlex é a menina dos olhos da empresa e todas as esperanças de impulsionar os negócios de Data warehouse da Teradata estão concentradas nela. De acordo com a companhia, o sistema estreia no terceiro trimestre de 2016, sendo capaz de entregar três vezes mais memória de performance do que os produtos existentes no mercado.

No mesmo período do lançamento do IntelliFlex, a Teradata deverá vender sua divisão de Aplicações de Marketing. O comprador ainda não foi anunciado, mas tudo indica que um grupo de investidores parceiros é o indicado a adquirir o negócio.

Novas prioridades na companhia

Em outubro passado, a companhia disse que o Centro de Dados Teradata estaria disponível no Amazon Web Services, sendo ela "a primeira plataforma de nuvem múltipla com opções disponível nos próximos meses". Junto dela, uma unidade de análise de Internet das Coisas seria criada no Teradata Labs. A proposta era ter um grupo de cientistas de dados, engenheiros e designers de software para melhorar os negócios dos serviços de nuvem da Teradata, além de simplificar questões como análise avançada de dados, movimentos de dados e gerenciamento de banco de dados para os clientes da empresa.

Segundo o presidente da Teradata Labs, Oliver Ratzesberger, as inovações são pensadas para facilitar a vida dos usuários. "Com a introdução do IntelliFlex, da Teradata, nós estamos entregando um valor sem precedentes em disponibilidade de sistema, flexibilidade de configuração, e computação híbrida de memória", disse Ratzesberger na conferência.

Via The Register

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.