6 maneiras de humanizar a corporação e atingir melhores resultados

Por Redação

Em geral, empresas colocam muita ênfase em produção e resultados financeiros, colocando em segundo plano o capital humano. Porém, quanto mais os funcionários se sentem bem em seu ambiente de trabalho, mais eles produzem e, consequentemente, atingem melhores resultados.

Frente a isso, líderes do departamento de Recursos Humanos podem humanizar a organização em que eles trabalham, melhorando o ambiente de trabalho para todos. Veja a seguir seis maneiras pelas quais líderes de RH podem ajudar a tornar uma empresa um local mais prazeroso onde se trabalhar:

1 - Posicione o RH para humanizar a organização

Seus funcionários são os bens mais valiosos da sua empresa. Sem seus empregados dirigindo as atividades da companhia, sua empresa não é capaz de inovar, crescer e evoluir. Seu departamento de RH é, ou deveria ser, visto como muito mais que um departamento não producente, responsável por diminuir os riscos e limitar danos.

Infelizmente, departamentos de recursos humanos têm se reposicionado constantemente aos olhos da empresa nos últimos tempos. Agora, o RH tem que provar seu valor ao demonstrar sua habilidade de pensar em inovações, resolver problemas complexos, e ao mesmo tempo, manter o foco nas pessoas da empresa e no que elas precisam.

Com um movimento mundial crescente que apoia o bem-estar no local de trabalho, os líderes de RH são posicionados a demonstrar o valor e os benefícios empresariais de humanizar a organização.

2 - Crie incentivos

Pessoas não são máquinas bem calibradas. Elas precisam de mais do que compensação financeira para se sentirem bem num ambiente empresarial. Os maiores talentos estão procurando empresas que abraçam a inclusão, colaboração e transparência.

Humanizar uma organização cria incentivos para que os melhores candidatos se interessem em se candidatar a vagas, melhoram o engajamento de funcionários e desenvolve um senso de lealdade e exclusividade. Esses fatores impactam diretamente os resultados das empresas, incluindo a percepção dos consumidores, lucratividade e nível de competitividade. Para que empresas prosperem no mercado global, elas precisam de um equilíbrio entre empresas e recursos humanos.

3 - Conduza a humanização dentro da sua organização

Cada passo do ciclo de vida de um funcionário dentro da empresa oferece uma oportunidade de melhorar a experiência humana no local de trabalho. Líderes de RH podem gerir e facilitar as interações entre colegas e supervisores seguindo alguns passos:

  • Foque nos detalhes

Algo simples como a maneira que um novo funcionário tem seu nome pronunciado tem um efeito profundo na experiência empregatícia. Encoraje membros da equipe a se abrirem e apoiarem uns aos outros no dia a dia. Times e departamentos não devem nunca se sentirem isolados ou incapazes de falar abertamente sobre qualquer assunto.

  • Abra canais de comunicações

Hierarquias tradicionais podem acabar com pensamentos e atividades inovadoras. Mesmo levando em consideração que toda empresa precisa de uma estrutura empresarial, considere criar mais transparência dentro do processo de comunicação. Incentive os funcionários a tomar parte nos processos de decisão e evite práticas que alienem as opiniões dos funcionários. Lembre-se que as melhores ideias saem dos lugares que você menos espera

  • Invista em atividades que são divertidas

Poucos funcionários gostam de ler longos e tediosos guias e fazer testes. Para treinamento e outras atividades com finalidade educacional, pense fora da caixa. Deixe que os funcionários digam o que gostam de fazer e o que querem aprender. Forme duplas de novos funcionários com empregados sênior em programas educacionais.

  • Escute com atenção

Escuta ativa é uma habilidade que poucos professionais detém completamente e praticam, infelizmente. Escutar ativamente o que alguém fala é entender e validar a perspectiva de terceiros e responder com uma posição séria e positiva, demonstrando seu entendimento da questão

  • Use dados para expressar o valor dos relacionamentos

Cada atividade ligada ao RH tem valor à empresa, mas esse valor nem sempre é fácil de enxergar ou entender. Use dados analíticos para demonstrar o valor de atividades baseadas em relacionamentos de uma perspectiva empresarial. Empregados querem saber que suas ações estão criando algo válido, e executivos podem precisar ser a conexão do RH com os resultados da corporação para serem capazes de focar em relacionamentos.

  • Equilibre relacionamentos com os negócios todos os dias

Investir em pessoas é investir no sucesso de uma organização, e o mercado de trabalho global atual exige esse investimento. Líderes de RH podem conduzir esse processo ao utilizar estratégias de recrutamento e outras iniciativas para mostrar o apreço ao trabalho dos empregados e encorajar o sucesso futuro da corporação. Quanto mais organizações começarem a ver o retorno de seu investimento associados a humanização, eles irão começar a implementar práticas parecidas de humanização.

Via Entrepreneur