Salesforce exige que UE investigue compra do LinkedIn pela Microsoft

Por Redação | 30 de Setembro de 2016 às 20h08

A Salesforce, uma das gigantes do CRM, parece não ter gostado muito de ter perdido a disputa para a Microsoft pela compra do LinkedIn. A companhia pediu para autoridades da União Europeia investigarem questões relacionadas à defesa da concorrência geradas pela compra realizada em junho, por US$ 26 bilhões.

Segundo a Salesforce, o negócio ameaça a inovação e a competição. Por isso, a empresa de software pede para as autoridades irem além de uma simples revisão do negócio. A exigência ocorre poucas semanas antes de Microsoft buscar aprovação da UE para a operação.

"Ao ganhar acesso à base única de mais de 450 milhões de profissionais em mais de 200 países da LinkedIn, a Microsoft será capaz de negar aos competidores acesso a esses dados e ao fazer isso, obter uma vantagem competitiva injusta", afirmou Burke Norton, diretor jurídico da Salesforce, em comunicado.

"A Salesforce acredita que o negócio cria questões significativas sobre defesa da concorrência e privacidade de dados que precisam ser completamente compreendidas pelas autoridades de competição e privacidade nos Estados Unidos e UE", acrescentou.

A Microsoft, ao saber do pedido, rebateu a questão levantada pela rival. "A Salesforce pode não estar ciente, mas o acordo já foi liberado nos Estados Unidos, Canadá e Brasil. Estamos comprometidos em levar competição de preço ao mercado de CRM (relacionamento de clientes) no qual a Salesforce tem posição dominante", declarou o chefe jurídico da companhia, Brad Smith.

A revisão preliminar da UE sobre questões de fusões de empresas leva 25 dias úteis, que podem ser ampliados para cerca de quatro meses se problemas sérios são encontrados. Vai dar pano pra manga.

Fonte: Reuters

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