Presidente da ClickSoftware prevê aumento nas receitas e oportunidade na crise

Por Redação | 11.05.2015 às 15:00

O presidente para Américas da ClickSoftware Technologies Ltda., Stephen Timms, em visita ao Brasil, mostrou entusiasmo sobre a possibilidade de se aproveitar o momento de crise econômica para geração de novas oportunidades. De acordo com o executivo, "para as empresas brasileiras, o cenário econômico recessivo representa uma ameaça às conquistas realizadas nos últimos anos, mas também pode significar uma oportunidade única".

Timms, que comanda uma empresa de soluções para gestão automatizada e otimização da forma de trabalho e serviços em campo, mostrou sua visão de como as empresas no Brasil podem aumentar sua produtividade e a lucratividade de suas operações mesmo em um cenário desfavorável. O executivo também abordou o que imagina ser o futuro dos serviços em campo e de atendimento ao cliente.

"O Brasil já está maduro para adotar soluções de WorkForce Management. Tendo em vista a crise econômica em que o país se encontra e o impacto da baixa produtividade no lucro das empresas, tecnologias como as da ClickSoftware podem ajudar, e muito, as companhias prestadoras de serviço a conquistarem ganhos reais em lucratividade", enfatiza.

Segundo Timms, uma companhia de médio porte que conta com cerca de mil funcionários em campo, um custo médio de US$ 50 milhões com funcionários por ano, e um desempenho operacional em campo total de 20 mil tarefas concluídas por semana, por exemplo, conseguiria com soluções de gestão eficientes realizar uma tarefa extra por dia, por funcionário. Isso representaria um ganho de 5% a mais de tarefas por semana.

As soluções da ClickSoftware, em média, geram um ganho de produtividade de 17% e proporcionam uma economia e US$ 8,5 milhões por ano e US$ 42 milhões em cinco anos. Além disso, há outras vantagens, como a economia de 10% em combustível e cerca de 70 km por semana. Timms explica que a "solução de WorkForce Management da ClickSoftware também reduz custos considerados menores, como telefone, horas extras, programadores, entre outros, consolidando os centros operacionais de expedição, o que afeta e muito a satisfação do cliente".

Mesmo presente há apenas dois anos no Brasil, a ClickSoftware considera a região um polo estratégico de crescimento. Assim, de acordo com o presidente local, o aumento da receita deve girar em torno de 25% a 30% até o fim de 2015. As operações na América Latina da ClickSoftware são geridas na sede da companhia, localizada na cidade de São Paulo.

O executivo também falou sobre o acordo definitivo da ClickSoftware para ser adquirida pelo fundo de investimento Francisco Partners Management. A transação é avaliada em aproximadamente em US$ 438 milhões e deve ser concluída em julho deste ano. De acordo com Timms, a aquisição da companhia terá um impacto positivo no Brasil. "A Francisco Partners possui 17 empresas especializadas em cloud e grande expertise na área de tecnologia. Agora, teremos ainda mais recursos para investir no desenvolvimento de nossos projetos e soluções", assegura o executivo.

A empresa conta com uma solução de gerenciamento de força de trabalho móvel, o ClickMobile, e outra solução que gera agendamentos otimizados para tarefas, recursos e locais, simultaneamente, chamada de ClickSchedule. A companhia também já adicionou a integração de dispositivos como Apple Smart Watch, Samsung Gear e Google Glass em seu produtos.