Pesquisa aponta que 74% das empresas permitem o acesso remoto dos funcionários

Por Redação | 06 de Agosto de 2015 às 16h44

O acesso remoto de colaboradores aos sistemas corporativos é permitido por 74% das empresas brasileiras, de acordo com a pesquisa anual TIC empresas. O relatório foi divulgado na última terça-feira (4) pela Cetic.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR, órgão que faz a implementação das decisões do Comitê Gestor de Internet no Brasil. Foram ouvidos representantes de 7.198 empresas de 11 diferentes setores da economia.

O estudo, que tem a intenção de avaliar o uso da tecnologia da informação e de comunicação nas companhias brasileiras, mostra que 74% das empresas que utilizam computador disponibilizam o acesso remoto dos funcionários para atividades como consulta ao email corporativo, com 56%, ao sistema de computadores, também com 56%, e verificação de pastas e arquivos de trabalho, com 49%. As ferramentas estão disponíveis principalmente para executivos ou diretores (91%) e profissionais de TI (85%).

O resultado ainda mostra que 71% das empresas utilizam computadores portáteis e 22% optam pelos tablets. 78% das companhias trabalham com uma rede local sem fio e 72% contam com celular corporativo.

Entre as empresas que possuem acesso à internet, 62% afirmaram ter um site e apenas 45% delas têm perfil próprio em redes sociais. Cerca de 72% das empresas que contam com uma identidade nas redes sociais mantêm um responsável ou uma área dedicada ao seu monitoramento. Mais da metade destas companhias disse postar conteúdo diário (20%) ou uma vez por semana (38%).

A pesquisa revelou também que 21% das companhias com acesso à internet venderam produtos ou serviços online e que o email é o canal mais utilizado para a realização das vendas (79%), deixando o site para trás, com 58%. Os meios menos utilizados para o comércio são as redes sociais, com 31%, e os sites de compra coletiva, com 19%.

Em relação às capacidades e habilidades, o estudo descobriu que somente 39% das empresas possuem um departamento de TI e entre as grandes empresas, o percentual chega a 89%. Cerca de 30% das companhias usam softwares novos e 24% utilizam programas desenvolvidos internamente.

Fonte: TI Inside

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.