Para uma empresa crescer, suas engrenagens precisam funcionar juntas

Por Colaborador externo | 09 de Junho de 2015 às 07h45

Por Bruno Guerra*

Uma empresa é como um organismo, ela é composta por vários “órgãos” e é preciso que todos estejam funcionando em sintonia para que o mesmo seja saudável e dê frutos. Ou seja, não adianta cada área da organização funcionar bem separadamente se em conjunto elas não interagem e não se complementam em prol de um objetivo maior: o crescimento da organização.

Muitas vezes, diferentes departamentos vão bem, cumprem as metas, mas a empresa como um todo vai mal. Isso acontece porque é comum os departamentos se enxergarem individualmente quando deveriam se ver como parte do ecossistema completo da organização e trabalharem em conjunto. Com isso, fica difícil para os gestores identificarem qual o problema, já que todas as áreas estão, de certa forma, cumprindo suas metas.

Mas como identificar quais áreas não estão trabalhando em conjunto?

Atualmente, existem ferramentas que propiciam aos gestores uma visão geral da organização e a interação entre as áreas por meio de cruzamento de dados e análises preditivas de novos cenários. Entretanto, há algumas dicas que podem ser úteis para as empresas que procuram melhorar a integração e as metas entre as áreas. São elas:

1. Estabelecer KPIs em comum

Os gestores são os responsáveis por definir os KPIs (Key Performance Indicator) de suas equipes. E para estabelecer metas que integrem as áreas e que façam sentido, é necessário enxergar os dados com inteligência. A partir desse princípio, é possível, por exemplo, analisar a relação entre os itens vendidos e as ações de marketing que foram realizadas no período de maior pico de vendas e descobrir quais ações foram mais assertivas ao impulsionar as vendas. Com isso, fica mais fácil a tarefa de estabelecer indicadores entre diversas áreas. Todas elas têm relação uma com a outra, basta identificar e metrificar.

2. Utilizar dados reais em apresentações

Uma das etapas mais importantes ao utilizar uma plataforma de análise de dados é a maneira como as informações são apresentadas. É importante que não só os gestores, mas toda a equipe consiga procurar dados, em qualquer tempo, para consultas diárias ou reuniões em que é importante ter informações chave em mãos rapidamente. Quanto mais simples for a interface, mais fácil será o entendimento das amostragens, proporcionando uma economia de tempo e maior dinamicidade às reuniões, já que é possível esclarecer dúvidas em tempo real com mais precisão, agregar novas informações e traçar novos cenários a partir disso.

3. Analisar cenários de macro para micro

Para saber se um departamento vai bem, é preciso antes avaliar não só ele, individualmente, mas a organização como um todo, já que as perspectivas de crescimento devem ser relacionadas às macro variáveis. É comum taxar como positivo qualquer crescimento, e isso nem sempre corresponde com a realidade, já que muitas vezes, ao analisar o cenário geral da organização, percebe-se que o percentual que antes parecia bom, é na verdade ínfimo em comparação às suas possibilidades de crescimento.

*Bruno Guerra é gerente de marketing da Inteligência de Negócios

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.