Os principais erros cometidos por empreendedores durante a crise

Por William Nascimento | 21 de Julho de 2016 às 16h50

Quando uma crise econômica ou política afeta o mercado de um país, é normal que empreendedores fiquem tensos por causa da incerteza de como será o futuro. Em tempos como esses, donos de pequenas negócios podem acabar se precipitando ao tomar atitudes que podem ser nocivas para sua empresa. Com isso, a crise pode ficar ainda pior devido as decisões incoerentes e precipitadas do gestor.

De acordo com Marcelo Paranzini, gerente do Sebrae-SP, o importante em momentos tensos como esse é manter o pé no chão, a mente na realidade do mercado. Também é importante que os empreendedores busquem algum tipo de ajuda, como consultorias ou o próprio Sebrae, que possam ajudá-los a gerir melhor o negócio em épocas turbulentas.

Abaixo você verá alguns dos principais erros cometidos pelos empreendedores que podem ser fatais para as empresas em épocas de crise.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Empreendedorismo

Ter a ideia de que a empresa nunca enfrentará uma crise

Um dos primeiros erros que podem ser cometidos na gestão de um negócio é não contar que a crise virá. É preciso preparar o negócio para enfrentar qualquer dificuldade com seriedade e maior estabilidade possível. Em uma economia capitalista, crises e dificuldades acontecem de maneira cíclica.

Empreendedorismo

Culpar a crise por um erro que cometeu

Culpar a crise por um erro de cálculo ou visão do empreendedor também é um erro bastante comum em épocas de dificuldades. "Muitas vezes ele entra em um negócio sazonal, uma moda, como foi a das paleterias. Depois de um tempo, o negócio começa a ir mal, e o empreendedor culpa a crise. Não posso culpar a crise pela minha falta de diagnóstico", disse Alessandro Saade, da BSP.

Sendo assim, o empreendedor deve estar ciente de todos os riscos e calcular muito bem suas apostas. Caso entre em um negócio de sucesso passageiro, em nada adiantará culpar a crise pelo fracasso.

Empreendedorismo

Falta de planejamento

Uma vez que a crise é algo que sempre aparecerá em um sistema capitalista, a melhor forma de se preparar para enfrentar dificuldades é por se preparar. Infelizmente, a maioria dos donos de negócios não se preocupam com isso. Muitos só pensam em melhorar processos, aumentar a eficiência e enxugar custos desnecessários somente quando a crise se estabelece.

Se um planejamento é bem elaborado e colocado em prática, é provável que o negócio tenha maior sustentabilidade para encarar as dificuldades.

Empreendedorismo

Não ter visão de mercado

Um dos pensamentos mais comuns e errôneos entre os empreendedores de diversos setores é acreditar que a crise paralisou o mercado. Esta ideia não tem base na realidade. Muitos empresários estão preparados para enfrentar a crise e mantem seus investimentos mesmo com a crise. Os que pensam que o mercado paralisou por causa da crise costumam não observar o que está em sua volta antes de tomar atitudes para enfrentar a recessão.

Empreendedorismo

Desconsiderar o feedback do consumidor

Muitas vezes os empreendedores deixam de ouvir seus consumidores durante a crise. Este é um erro que pode ser fatal para o negócio. Com isso, ele perde oportunidades de oferecer algo que o consumidor está procurando. Em época de crise, os clientes costumam mudar hábitos e esta é uma boa oportunidade para avaliá-los. Se isso for feito, é possível lançar um novo produto que atenda as novas exigências deles.

"É preciso ouvir o consumidor dentro da sua loja. E, se ele não fala nada, você tem que saber fazer as perguntas certas. Só que na crise o empreendedor muitas vezes não consegue reagir, e deixa isso de lado", afirma Saade.

Empreendedorismo

Pensar apenas depois de demitir

Para muitos, crise é sinônimo de demissões. Muitos empresários, de startups, pequenos negócios e até de grandes empresas, acreditam que a principal maneira de enfrentar a crise é por reduzir o quadro de colaboradores para diminuir os custos do negócio. Em muitos casos isso pode ser um grave erro.

Muitos empreendedores perdem ótimos profissionais que podem oferecer uma solução para que o negócio prospere mesmo em tempos difíceis. A demissão do profissional errado pode trazer muitas dificuldades para um negócio, como perda de produtividade e eficiência, além da perda de novas ideias. Por isso, antes de demitir, o empreendedor deve ficar atento para perceber problemas e envolver a equipe para encontrar a solução.

Empreendedorismo

Não fazer as contas

É claro que na crise é preciso estar atento para reduzir custos. Mas esse processo precisa ser muito bem analisado, o que normalmente não acontece. "É importante fazer uma análise de todo primeiro, para saber quais pontos podem ter uma redução, e só depois tomar as decisões de como a empresa pode ser mais eficiente. Porém, o que acontece na maioria das vezes é que os empreendedores analisam apenas o resultado final", disse Paranzini.

Empreendedorismo

Ficar isolado

Em épocas de dificuldade, muitos empreendedores focam todo seu tempo e energia na empresa e acabam ficando sozinhos, achando que vão resolver todos os problemas sozinhos. Com isso, eles não conseguem ter uma visão para explorar oportunidades e não buscam ajuda de entidades do setor. Isso deixa o negócio engessado e sem fôlego para sair da crise.

Empreendedorismo

Esquecer de aproveitar as oportunidades que a crise proporciona

É verdade que toda crise traz oportunidades. Mas, somente os que estiverem atento ao mercado conseguem aproveitá-las. Portanto, cabe ao empreendedor identificar as chances. "Muitas empresas acabam deixando espaços vazios", segundo o gerente do Sebrae. É nessa época que os empreendedores precisam explorar o mercado afim de encontrarem esses espaços. Se o foco for absolutamente na crise e nos problemas que ela acarretou no negócio, certamente as oportunidades passarão sem serem aproveitadas.

Fonte: EXAME

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.