Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Nokia cria hubs de colaboração cognitiva para desenvolvimento de IA e 5G

Por| 20 de Fevereiro de 2019 às 10h15

Link copiado!

Nokia cria hubs de colaboração cognitiva para desenvolvimento de IA e 5G
Nokia cria hubs de colaboração cognitiva para desenvolvimento de IA e 5G
Tudo sobre Nokia

A Nokia quer tornar mais fácil a cooperação com outras companhias para projetar redes 5G. A empresa anunciou nesta quarta-feira (19) o lançamento de Hubs de Colaboração Cognitiva, onde vai unir operadoras e empresas para o desenvolvimento de casos inovadores baseados em inteligência artificial e 5G.

A ideia começou no ano passado, quando a Nokia experimentou seus Cloud Collaboration Hubs, voltados ao desenvolvimento de novos serviços e recursos em nuvem. Assim, a companhia percebeu que este espaço pode ser um ambiente fértil para novas ideias.

A proposta dos hubs é unir capacidades e pensamentos diferentes sobre uma mesma proposta. Por exemplo, um dos casos foi o Driver Behavior Analytics, um trabalho realizado nos hubs da Nokia com o objetivo de usar inteligência artificial para análise em tempo real do desempenho do motorista e das condições das estradas.

As áreas de aplicação são tipicamente as de operações e desempenho de rede, experiência do cliente e monetização de dados. O 5G é outro importante foco e a Nokia trabalha junto a várias operadoras norte-americanas no uso de aprendizado de máquina para melhorar o planejamento de redes 5G, para ajudar, por exemplo, a identificar as melhores localizações de sites ou configurações de formação de feixes MIMO massivas.

Continua após a publicidade

“As operadoras de rede estão ansiosas para implantar inteligência artificial para melhorar as operações de rede e fortalecer o relacionamento com os clientes. Os Hubs de Colaboração Cognitiva da Nokia ajudam a acelerar tais planos, porque fornecem espaço para que operadoras, parceiros e empresas criem novas soluções de inteligência utilizando uma combinação de ciência de dados e experiência em domínio de telecomunicações", comenta John Byrne, diretor de serviços para tecnologia e software de telecomunicações da empresa Global Data.

A proposta será um dos temas apresentados pela Nokia no Mobile World Congress (MWC), evento que começa na semana que vem em Barcelona.