Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Ministro alemão quer criar taxa mundial para gigantes da tecnologia

Por| 23 de Outubro de 2018 às 08h51

Link copiado!

Ministro alemão quer criar taxa mundial para gigantes da tecnologia
Ministro alemão quer criar taxa mundial para gigantes da tecnologia

Depois de toda sorte de regulamentações para este ano, como o GDPR e o processo contra empresas como Google e Facebook, a União Europeia agora quer adicionar uma nova taxa para evitar que empresas gigantes de tecnologia (sobretudo as norte-americanas) fujam de taxas regionais.

A intenção vem de Olaf Scholz, ministro da economia alemão, quem levantou a proposta em uma artigo para o Welt am Sonntag nesta segunda-feira (22). “Nós precisamos de um nível mínimo de taxa em todo mundo o qual nenhum país pode diminuir”, explicou em seu artigo publicado em alemão.

Segundo apuração da Reuters, atualmente a França também tem se mostrado interessada na proposta, dando força para que a proposição siga adiante no bloco. Por outro lado, congressistas alemães tendem a ver a ideia com um pouco mais de precaução com medo de que tal taxa possa criar uma crise de relacionamento com os Estados Unidos e atrapalhar o mercado automobilístico alemão.

Ainda, a ideia pode sofrer forte oposição da Irlanda. Atualmente, o país é polo para indústria e desenvolvimento de tecnologia em redes e informática exatamente por conta de taxas mais favoráveis para entrada no mercado da União Europeia. Por exemplo, a Intel anunciou nesta segunda que parte do seu investimento de US$ 1 bilhão para alavancar a produção de chips será realizado na Irlanda. Ou seja, a adoção de taxas mais rigorosas poderia fazer com que o país perdesse a atual boa relação com as empresas dos EUA.

Continua após a publicidade

Embora a proposta ainda não tenha sido oficialmente apresentada, deve ser discutida ainda este ano na União Europeia. A ideia de Scholz é de que as empresas tenham que pagar uma taxa na casa de 3% sobre a arrecadação digital com base na receita total do continente e não apenas sobre o lucro.

Fonte: Reuters